Como tirar rachadura dos pés e deixar a pele macia

A rachadura nos pés é um problema bastante comum, mas que pode ser prevenido e tratado de forma eficaz

0

A rachadura nos pés é um problema que acontece com muitas pessoas. Mas com algumas dicas é possível melhorar o problema em casa, além de evitar as situações que causam as rachaduras. Por isso, veja como tirar rachadura dos pés e entenda mais sobre o assunto.

O que faz os pés racharem?

Antes de saber como tirar rachadura dos pés, é preciso saber que alguns fatores fazem os pés rachar. Assim, é possível evitar esses gatilhos e garantir que a saúde e aparência dos calcanhares melhore.

  • Pele ressecada que pode ser agravada pelo clima e falta de hidratação na região;
  • Baixa ingestão de água, que leva à desidratação do organismo e também da pele;
  • Passar muito tempo sem calçados ou com calçados abertos como chinelos e sandálias;
  • Usar calçados apertados, especialmente na região do calcanhar;
  • Lavar os pés em água muito quente;
  • Lixar os pés em excesso.

A principal causa das rachaduras nos pés é evitável e pode ser prevenida com hidratação da região, além do consumo ideal de água. Contudo, em alguns casos a causa da rachadura nos pés é genética e assim, é possível apenas amenizar o problema. Mas mesmo nos casos genéticos é recomendável evitar todos esses gatilhos.

O que é bom para rachadura nos pés? Opções caseiras

Foto: Unsplash

Dentre as formas de como tirar rachadura dos pés, temos algumas opções caseiras que podem ser bem eficazes. É ideal combinar os métodos para garantir um resultado melhor. Veja as opções:

  • Ingerir bastante água;
  • Hidratação diária dos pés;
  • Cremes queratolíticos: ureia acima de 20% e ácido salicílico;
  • Evitar andar sem calçado ou calçados abertos;
  • Meias esfoliantes encontradas em farmácias;
  • Vaselina;
  • Óleo de amêndoas doce;
  • Glicerina.

As dicas são do Dr. Lucas Fustinoni e da esteticista Patrícia Elias. Essas são algumas das melhores opções de como tirar rachudara dos pés de forma caseira. Mas em alguns casos é preciso procurar ajuda médica para manipular cremes e medicamentos especiais.

Como tirar rachadura dos pés em casa

Foto: Unsplash

Agora que você já conhece alguns produtinhos caseiros que podem ser usados para amenizar as rachaduras dos pés, veja também algumas receitas. Essas receitas garantem uma hidratação potente na região, além de evitar o problema futuramente. Em alguns casos é preciso fazer periodicamente para melhores resultados. Confira.

Hidratação noturna profunda nos pés

A hidratação noturna dos pés é aquela na qual você passa a noite toda com os pés em hidratação. É indicada para os pés que estão com muita rachadura, pois essa hidratação irá amolecer as rachaduras. Para um efeito mais duradouro, é recomendável fazer todos os dias durante um certo período. E repetir sempre que necessário.

  1. Pegue um creme hidratante e misture um pouco de azeite, vaselina ou óleo de amêndoas doce;
  2. Aplique a mistura nos pés limpos antes de dormir e enrole os pés em plástico filme;
  3. Passe a noite toda com o tratamento nos pés e enxágue ao acordar;
  4. Repita o procedimento todos os dias durante 3 ou 4 semanas e seus pés estarão livres de rachaduras após o período.

Receita da esteticista Patrícia Elias.

Como tirar rachadura dos pés com vinagre

O vinagre também é um excelente emoliente para as rachaduras dos pés, mas atenção, ele deve ser utilizado diluído. A água utilizada não deve ser muito quente, pois o calor em excesso resseca ainda mais os pés. Veja como fazer.

  1. Em uma bacia, coloque 1 litro de água morna com 200ml de vinagre de maçã;
  2. Considere que o líquido deve cobrir os pés até chegar nas canelas, então, coloque mais se precisar. Seguindo sempre a proporção de 200ml de vinagre para 1 litro de água;
  3. Deixe os pés na mistura até a água esfriar;
  4. Depois, enxágue os pés e aplique um hidratante.

A receita com vinagre ajuda a abrir os poros para garantir uma melhor absorção dos produtos de hidratação. Essa receita pode ser feita em antes da primeira receita, pois as duas juntas vão proporcionar uma hidratação potente aos pés.

Óleos vegetais

Os óleos vegetais são capazes de proporcionar uma profunda nutrição aos pés rachados. É interessante usar óleos puros como o azeite de oliva extra virgem, o óleo de coco, óleo de semente de uva, entre outros. É possível fazer uma massagem na região ou deixar os pés com o óleo durante a noite com o plástico filme.

Como tirar rachadura dos pés com água oxigenada

Essa receita é bastante eficaz mesmo para os pés que estão bastante rachados. Para fazer, você vai precisar de 2 comprimidos de acetilsalicílico (AS) e 20 ml de água oxigenada volume 10. Veja o preparo.

  1. Triture os comprimidos com um pilão;
  2. Misture bem o pó dos comprimidos triturados com a água oxigenada;
  3. Depois, basta aplicar todas as noites, com os pés limpos, para amolecer a pele e prevenir rachadura e mau odor;
  4. Enrole os pés com plástico filme e coloque uma meia por cima.
  5. Deixe agir duas horas ou durante a noite toda.
  6. Tire o plástico filme e aplique hidratante para pele ressecada.

Veja também como fazer spa dos pés.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes