45 frases de Dalai Lama que dizem sobre fé, paz e paciência

As frases de Dalai Lama falam sobre paz, paciência, amor, superação, além de nos trazer pistas de como viver a vida em humanidade

Dalai Lama é um monge budista, o líder espiritual do Tibete e também temporal do povo tibetano. O atual e 14º Dalai Lama é Tenzin Gyatso, o qual já ocupa o cargo há algumas décadas. É um importante nome que muito já disse sobre a paz, a humanidade e nos traz pistas de como viver bem a vida. Por isso, confira frases de Dalai Lama e reflita com seus ensinamentos repletos de amor, sabedoria e paciência.

Frases de Dalai Lama sobre a vida

frases de Dalai Lama
Foto: Pexels

1. Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

2. Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a melhor saúde mental e a felicidade.

3. A raiva não pode ser superada pela raiva. Se uma pessoa demonstra raiva de você, e você mostrar raiva em troca, o resultado é um desastre.

4. A felicidade não é algo pronto. Ela é feita das suas próprias ações.

5. Acredito que cada ser humano possui um desejo inato de felicidade e que não ambiciona sofrer. Acredito que o sentido da vida consiste na experiência desta felicidade.

6. Se tiveres a impressão de que és pequeno demais para poder mudar alguma coisa neste mundo, tenta dormir com um mosquito e verás qual dos dois impede o outro de dormir.

7. Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiura, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.

8. Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro.

9. A única fonte de felicidade está dentro de nós.

10. O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém.

 O que Dalai Lama diz sobre a humanidade

frases de Dalai Lama
Foto: Pexels

11. O amor e a compaixão são necessidades, não luxos. Sem eles a humanidade não pode sobreviver.

12. Quanto mais nos importamos com a felicidade de nossos semelhantes, maior o nosso próprio bem-estar.

13. Mantenham a mente aberta, assim como a capacidade de se preocupar com a humanidade e a consciência de fazer parte dela.

14. As boas qualidades humanas – honestidade, sinceridade e um bom coração – não podem ser compradas com dinheiro e nem produzidas por máquinas ou mesmo pela mente. Nós chamamos isso de luz interior.

15. Quando a inteligência e a bondade ou afeto são usados em conjunto, todos os atos humanos passam a ser construtivos.

16. Os seres humanos são dotados de uma natureza tal que não deveriam apenas possuir bens materiais, mas deveriam antes possuir sustento espiritual. Sem o sustento espiritual, torna-se difícil adquirir e manter a paz de espírito.

17. Neste mundo não existe verdade universal. Uma mesma verdade pode apresentar diferentes fisionomias. Tudo depende das decifrações feitas através de nossos prismas intelectuais, filosóficos, culturais e religiosos.

18. O que mais me surpreende na humanidade, são os “homens”. Porque perdem a saúde para juntar dinheiro. Depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.

19. Se você ganhar muito dinheiro, coloque-o a serviço de ajudar os outros enquanto você for vivo. Esta é a maior satisfação de riqueza.

20. As criaturas que habitam esta terra em que vivemos, sejam elas seres humanos ou animais, estão aqui para contribuir, cada uma com sua maneira peculiar, para a beleza e a prosperidade do mundo.

Frases de Dalai Lama sobre o amor

frases de dalai lama 3
Foto: Pexels

21. Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar.

22. A compaixão é o desejar que outros seres se libertem do sofrimento. E o amor é desejar que eles encontrem a felicidade.

23. Minha religião é o amor.

24. Case com alguém com quem você goste de conversar. Ao envelhecerem, suas aptidões de conversação serão tão importantes quanto qualquer outra coisa.

25. Visto que nossa vida começa e termina com a necessidade de afeto e cuidados, não seria sensato praticarmos a compaixão e o amor ao próximo enquanto podemos?

26. Quando você tem sua mente umedecida com amor, você pode começar a meditar sobre a compaixão.

27. Se tiver amor e compaixão por todos os seres sencientes, em especial por seus inimigos, este é o verdadeiro amor e a verdadeira compaixão.

28. Sem amor, não poderíamos sobreviver. Os seres humanos são criaturas sociais, e sentir-se valorizado pelos outros é a própria base da vida em comunidade.

29. Se a criança não receber a devida atenção, em geral, quando adulta, tem dificuldade de amar seus semelhantes.

30. Ame profunda e passionalmente. Você pode se machucar, mas é a única forma de viver o amor completamente.

Frases de Dalai Lama sobre superação

frases de Dalai Lama
Foto: Pexels

31. Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior.

32. Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores.

33. Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação.

34. O planeta não precisa de mais pessoas bem-sucedidas. O planeta precisa desesperadamente de mais pacificadores, curadores, restauradores, contadores de histórias e amantes de todos os tipos.

35. Julgue seu sucesso pelas coisas que você teve que renunciar para conseguir.

36. O que é meu inimigo? Eu mesmo. Minha ignorância, meu apego, meus ódios. Aí está meu inimigo.

37. É muito melhor perceber um defeito em sim mesmo, do que dezenas no outro, pois o seu defeito você pode mudar.

Frases curtas de Dalai Lama

frases de dalai lama 5
Foto: Pexels

38. A opressão nunca conseguiu suprimir nas pessoas o desejo de viver em liberdade.

39. Que você o pratique bem é meu único pedido.

40. Fale devagar, mas pense com rapidez.

41. O maior juiz de seus atos deve ser você mesmo e não a sociedade.

42. Aprenda as regras e quebre algumas.

43. Somente a fé remove a desordem mental e devolve a clareza de espírito.

44. A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância.

45. Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância.

Confira também frases de Mahatma Gandhi e continue refletindo com sabedoria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.