Como tirar mancha de vinho: conheça 5 soluções para o problema
A mancha de vinho é uma das mais difíceis de tirar, mas com essas dicas vai ser possível
Vinho tinto é uma delícia! Mas os apreciadores sabem que há o risco de derramar e manchar roupas, tapetes e toalhas de mesa. No entanto, quando seguimos algumas dicas as manchas podem ser removidas com muita facilidade. Existem muitos erros cometidos no momento de lavar as peças com vinho, por isso, selecionamos 5 soluções de como tirar mancha de vinho. Confira e passe a tomar a bebida com mais tranquilidade.
1. Deixe de molho
Se possível, assim que manchar, coloque a peça de molho na água fria. Retire o excesso da mancha em água corrente e em seguida coloque de molho com sabão em um balde ou bacia, cobrindo toda a mancha. Você também pode usar um produto tira manchas próprio para tecido. Nem sempre é possível colocar de molho imediatamente, mas quando for, pode evitar que a mancha fique difícil de sair.
2. Com vinagre branco
O vinagre branco é um grande aliado para tirar manchas, especialmente de roupas e outros tecidos brancos. Mas é preciso utilizar o vinagre sem cor, de álcool ou de vinho branco. Comece retirando o excesso com água corrente e em seguida prepare uma solução contendo três partes de vinagre para cada parte de água. Depois, despeje o líquido sobre o tecido manchado e deixe agir durante 15 minutos. Por fim, lave a peça à mão ou coloque na máquina.
3. Água oxigenada
Outra ótima forma de tirar manchas é com água oxigenada, porém ela pode ser agressiva e portanto não é recomendável para tecidos mais delicados. Se possível, teste em uma parte do tecido para ver se não vai manchar ou danificar. Cores muito fortes tendem a manchar com a água oxigenada, então ela é mais recomendada para tecidos claros, especialmente os brancos. Veja como fazer.
Você vai precisar de:
- 4 colheres de água;
- 1/2 colher de sabão em pó;
- 2 colheres e meia de água oxigenada de volume 30 ou 40 (ou água sanitária);
Como fazer:
- Misture tudo muito bem em um recipiente;
- Em seguida, despeje a solução em cima da mancha e deixe agir durante 15 minutos;
- Esfregue com delicadeza, utilizando uma escova macia ou escova de dentes;
- Enxágue e lave normalmente.
4. Limão e sal
O sal é excelente para absorver e remover manchas. A acidez do limão, por sua vez, potencializa a absorção do sal. Para utilizar é muito simples, basta espremer um limão em cima da mancha, esfregar um pouco de sal e deixar agir durante uma hora. Depois, lave bem para remover todos os resíduos de limão, especialmente se for uma peça de roupa. Já que o limão tem potencial de manchar a pele quando exposto ao sol, então tome cuidado!
5. Como tirar mancha seca de vinho
Se a mancha já está seca, essa pode ser a melhor opção para você. O ideal é lavar a mancha na hora, mas sabemos que nem sempre isso é possível. Portanto, se a mancha já está seca aposte no alvejante sem cloro, que apesar de mais abrasivo, não irá danificar tanto o tecido. Outra opção é misturar água e amoníaco, utilizando uma parte de cada e colocar em cima da mancha, deixando agir por alguns minutos. Se nenhuma das opções der certo, o jeito vai ser recorrer ao alvejante com cloro. No entanto, a técnica só funciona com tecidos brancos, já que irá desbotar.
Outras dicas
Além das formas de como tirar a mancha de vinho, é possível anotar algumas dicas para quando o problema acontecer. Isso vai facilitar a remoção da mancha e evitar que ela não saia. Confira e anote.
- Não demore para lavar: manchou uma parte da sua roupa? Se possível, lave pelo menos com água corrente para tirar o excesso, isso vai facilitar bastante para remover depois.
- Coloque um papel toalha na mancha: muitas vezes não é possível enxáguar na hora que a mancha acontece. Especialmente com as toalhas de mesa. Neste caso, retire o excesso da mancha com papel toalha, que irá absorver e facilitar a limpeza depois.
- Coloque sal na mancha: outra dica é colocar um pouco de sal em cima da mancha, ele vai retirar boa parte dela, facilitando a limpeza.
- Lave com água fria: nunca lave com água quente! Sabemos que a água quente pode remover muitos tipos de mancha, mas as manchas de vinho podem piorar com a água quente. Lave sempre com água fria.
- Remova o excesso da mancha antes de deixar de molho: nada de colocar a peça de molho antes de tirar o excesso da mancha, viu? Apenas colocar de molho pode impregnar a mancha ainda mais.
Existem muitas formas práticas de como tirar mancha de vinho, não é mesmo? Agora seus momentos vão ser mais tranquilos e degustar uma taça vai ser ainda melhor. Confira também como tirar mancha de roupa branca para se despreocupar.