Como acabar com pulgão: 4 receitas de pesticidas caseiros
Detergente, óleo de neem e calda de fumo são ótimas opções caseiras e pouco agressivas para acabar com essa e outras pragas
Quem tem plantas em casa sabe como as pragas podem se alastrar e se tornar um grande problema. Pulgões, cochonilhas, fungos, formigas, entre outros, podem ser o terror da sua horta. Por isso, selecionamos 4 receitas que são ótimas soluções de como acabar com pulgão. Confira e faça em casa.
O que é o pulgão de plantas?
O pulgão é um tipo de inseto que vive em plantas, já que se alimenta da seiva. Existem mais de mil espécies de pulgão catalogadas e se alastram rapidamente em plantas, especialmente pés de frutas cítricas. Estão mais presentes em regiões tropicais e aparecem nos troncos, folhas e regiões da sombra. Por isso, pode ser difícil de ver nos primeiros dias. Se possível, observe sempre as suas plantas, especialmente embaixo das folhas. O pulgão tem a aparência de pequenos pontos pretos.
Pulgão x cochonilha
Mas afinal, qual a diferença entre pulgão e cochonilha? A principal diferença está na cor, já que o pulgão é visto como pequenos pontos pretos e a cochonilha é um besouro branco, que na planta forma placas brancas e aveludadas.
Como acabar com pulgão: 4 receitas caseiras para testar em casa
Vamos para as receitas! Se você está com pulgões na sua casa, é possível eliminar com itens que tem em casa ou então com opções orgânicas, que não são prejudiciais para as plantas e pessoas. Mas algumas delas exigem cuidados menos assim. Confira como fazer e não deixe de conferir as instruções nos vídeos.
1. Como acabar com pulgão com detergente
O detergente é um pesticida muito eficaz para acabar com os pulgões e também com outras pragas. Isso acontece porque ele remove a oleosidade natural presente nas pragas, o que causa a morte ou afasta das suas plantas. No dia seguinte já é possível ter uma melhora na quantidade de pulgões. Veja como é simples fazer.
Você vai precisar de
- Detergente neutro;
- Água;
- Frasco spray.
Como fazer
- Para cada 500ml de água, utilize 20ml de detergente;
- Misture bem;
- Passe a mistura para o frasco spray, agitando com calma para não formar espuma;
- Borrife nas regiões afetadas.
É preciso borrifar a mistura toda semana para que o problema acabe de vez, já que podem ter ficado ovos na sua planta. Experimente!
2. Como acabar com pulgão com detergente e vinagre
Assim como o detergente, o vinagre é outro item que muita gente tem em casa. São ingredientes pouco tóxicos para as pessoas e para as plantas, mas é preciso tomar cuidado com as plantas mais sensíveis. Veja como fazer em casa.
Você vai precisar de
- Detergente neutro;
- Vinagre de maçã ou álcool;
- Água;
- Spray borrifador.
Como fazer
- Utilize meio copo de detergente para 700ml de água;
- Adicione meio copo de vinagre e adicione à mistura, mexendo bem;
- Passe a mistura para o frasco spray e borrife nas regiões com pulgão.
Tenha atenção às regiões embaixo das folhas, pois é onde as pragas estão localizadas. Se precisar, utilize uma esponja macia com a mistura para remover melhor as pragas. Não aplique nas plantas se estiver no sol, aplique no momento de sombra do dia.
3. Como utilizar o óleo de neem para acabar com pulgão
O óleo de neem é um pesticida natural utilizado há mais de 4000 anos! Por isso, esse pesticida pode ser utilizado na agricultura orgânica e em plantas que serão consumidas. Ele é biodegradável e uma opção muito interessante para ter em casa e cuidar das suas plantas. Assista o vídeo para ter mais informações e saiba como aplicar corretamente. Abaixo também trazemos o tutorial.
Como fazer
- Agite bem o frasco antes de utilizar;
- Se estiver usando o concentrado, dilua conforme indica o fabricante;
- Mantenha uma distância de aproximadamente 30cm da planta e borrife nas regiões afetadas;
- Repita 1x por semana para garantir que todos os pulgões foram eliminados, inclusive os ovos.
O óleo de neem também pode ser aplicado para prevenção de novas infestações. Pode ser aplicado a cada 15 dias ou 1x por mês. Preste atenção nos locais afetados para espalhar bem o produto.
4. Como acabar com pulgão com calda de fumo
As folhas do tabaco é eficaz contra diversas pragas, inclusive os pulgões. A calda de fumo é amplamente utilizada na agricultura orgânica e na jardinagem. É feito com o fumo em pó ou de corda diluído em água. Veja mais informações e como utilizar. Assista o vídeo, pois tem recomendações de cuidados importantes.
Você vai precisar de
- Recipiente com tampa;
- 100g de pó de fumo ou fumo de corda;
- 1 litro de água quente;
- Pano ou peneira para coar;
- Luvas;
- 100ml de álcool;
- Frasco spray.
Como fazer
- Coloque o fumo dentro do recipiente;
- Complete com a água quente;
- Tampe o recipiente, agite e deixe em um local escuro durante 2 ou 3 dias;
- Passado esse tempo, coe a mistura com um pano ou peneira fina. Utilize luvas para não irritar a pele;
- Passe para outro recipiente e misture o álcool;
- Passe a mistura para o frasco spray;
- Borrife nas regiões afetadas pelos pulgões;
- Tome cuidado para não aplicar contra o vento e respingar na pele.
O fumo pode ser aplicado em plantas que serão consumidas, mas é preciso esperar pelo menos 20 dias para consumir após a aplicação. Mas o ideal é que seja aplicado em plantas ornamentais.