Saúde

Difusor de óleo essencial: tipos, como usar e como fazer

Quando falamos em aromaterapia, uma das maneiras mais seguras de utilizar os óleos essenciais é pela inalação. Para usar desta forma há diversas possibilidades e uma delas é pelo difusor de óleo essencial. Há diversos tipos e modelos disponíveis no mercado e saber mais sobre o assunto pode te ajudar a comprar o ideal. Listamos os tipos, resenhas e também te ensinamos como usar o seu.

Tipos de difusor de óleo essencial e como usar cada um

(Foto: Pexels)

Para começar, precisamos dizer que existem alguns tipos de difusor de óleo essencial. Os principais tipos são o difusor com umidificador, o para tomada e o colar difusor. Explicamos um pouco sobre cada um deles, bem como as vantagens e diferenças entre um e outro. Confira.

Difusor com umidificador

Esse é um dos modelos mais utilizados, pois ele cumpre uma dupla função: tanto a de difundir o OE, como de umidificar o ambiente. Esse modelo contém compartimento para colocar água e você adiciona algumas gotinhas do OE na própria água. Há também modelos com o compartimento separado para colocar o óleo essencial. Mas é importante que o aparelho seja próprio para óleos essenciais. Não basta ser apenas um umidificar de ar, pois você pode estragar o seu aparelho se ele não for próprio para essa função.

Como usar: preencha com água até o limite indicado e adicione as gotas conforme as instruções da fabricante. Lembramos que não é preciso colocar muito, pois os OEs são bastante concentrados. A quantidade também pode variar de acordo com o óleo escolhido.

Difusor de tomada

É uma opção com valor mais acessível do que o difusor com umidificador. Mas é preciso tomar alguns cuidados, já que existem modelos para essências e modelos próprios para óleos essenciais. É importante que não seja de plástico, já que alguns OEs podem reagir com o plástico e alterar suas características. Se escolher este modelo, opte pelas opções em cerâmica. A vantagem desse modelo além do preço é que você também pode utilizar para essências sintéticas. Além de ser bem prático de usar.

Como usar: preencha o compartimento com água e em seguida pingue algumas gotas do OE escolhido.

Difusor com vela

É um modelo de difusor em cerâmica com um suporte para vela embaixo e na parte de cima fica um compartimento para o óleo essencial. Ao utilizar esse modelo é importante preencher com água e não apenas pingar o óleo essencial. Isso porque as altas temperaturas da chama da vela podem queimar o seu OE. Portanto, preencha com água e então coloque a quantidade necessária de óleo essencial.

Como usar: coloque uma vela pequena na parte de baixo e preencha com água o compartimento. Pingue algumas gotas de óleo essencial na água e acenda a vela. É importante não colocar uma vela muito grande, para evitar que a chama aqueça em excesso o OE.

Colar difusor

Também conhecido como difusor pessoal, este modelo não é um difusor para o ambiente, mas para o uso pessoal. Como o nome diz, ele é um colar com um compartimento para colocar o OE. Existem modelos com valor bem acessível e a vantagem é que você pode levar ele para qualquer lugar. Você pode usar em casa, na rua, no trabalho e onde mais você desejar. Também é bem simples de levar em viagens. Lembramos que o material não pode ser o plástico e é preferível que seja em cerâmica, metal ou em pedras.

Como usar: pegue um pequeno pedaço de algodão ou gaze, que caiba dentro do colar difusor. Pingue 1 ou 2 gotas do OE e coloque dentro do colar. Tome cuidado com óleos que mancham a pele em contato com a luz solar.

Qual o melhor difusor de óleo essencial? Onde comprar?

(Foto: Unsplash)

É difícil dizer que um difusor é melhor que o outro, já que existem diversos tipos e marcas disponíveis. Quanto aos tipos, tudo depende do que você deseja com o difusor. O modelo com umidificador é o mais indicado para ambientes maiores, enquanto o de tomada e o com vela tem resultados melhores em ambientes menores. Já o colar difusor tem a vantagem de pode levar onde você for. Quanto às marcas, você pode escolher de uma marca de óleo essencial que já utiliza e tem bons resultados.

Difusor de óleo essencial caseiro

Além de comprar um pronto, você sabia que é possível improvisar um em casa? É uma opção interessante para quem não tem como investir no produto neste momento. Assista o vídeo e confira o tutorial escrito passo a passo.

Você vai precisar de

  • Colher de sobremesa;
  • Vela pequena;
  • Frasco de vidro;
  • Barbante;
  • Cola quente.

Como fazer

  1. Entorte a colher conforme mostra no vídeo e cole no frasco com a cola quente;
  2. Para reforçar, amarre com o barbante ao redor do frasco;
  3. Posicione a vela dentro do frasco;
  4. Quando for utilizar, é só acender a vela e colocar água + OE de sua preferência na colher.

7 óleos essenciais para você usar no difusor

  1. Lavanda: ajuda a dormir melhor, reduz stress e ansiedade;
  2. Alecrim: traz foco, criatividade e energiza, por isso é um ótimo OE para o trabalho ou estudo;
  3. Manjericão: acalma, alivia os sintomas da depressão e energiza;
  4. Hortelã-pimenta: analgésico, alivia dores de cabeça e relaxa;
  5. Ylang-ylang: afrodisíaco, aroma envolvente, traz sensualidade ao ambiente;
  6. Laranja doce: traz alegria, vitalidade e força de vontade. Ideal para trabalho, estudo ou para momentos alegres em casa;
  7. Gengibre: traz foco, aterramento, estimula a mente e fortalece a memória.

Esperamos que você aproveite bastante seus óleos essenciais dessa forma. Lembre-se de seguir as orientações da fabricante, que podem mudar de acordo com o aparelho. Confira também os benefícios do óleo essencial de hortelã-pimenta.

Dicas Delas

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

3 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

12 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

1 ano atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

1 ano atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

1 ano atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

1 ano atrás

Este site utiliza Cookies