Categorias: Saúde

Transtorno de Ansiedade Social, sintomas e como tratar a condição

Ansiedade social é um medo de se relacionar com outras pessoas por receio de julgamento. Mas, ela pode ser percebida e tratada de forma certa com um profissional. Dessa forma, veja o que é, as causas, a ansiedade sintomas e como pode ser tratada.

O que é ansiedade social?

A ansiedade social é o medo de ser julgado ao estar em contato com outras pessoas. Por isso, quem sofre disso tem sérios problemas em lidar com vínculos pessoais e profissionais.

Essa condição pode aparecer ao final da infância e se agravar na fase adulta. Então, a pressão causada pela necessidade de mais interação pode, de fato, piorar o quadro de ansiedade.

Problema em vínculos

A interação social é afetada por ter medo do que os outros vão pensar. Mas, quem sofre dessa fobia ainda consegue ter amigos e uma relação familiar estável. O maior problema aparece quando é preciso um esforço maior para esse convívio.

Quais os sintomas da ansiedade social?

Como em outros transtornos, a ansiedade social também apresenta sintomas físicos, mentais e de atitudes. Então, é preciso entender os sinais para conseguir perceber melhor e resolver a situação:

  • Medo e nervosismo;
  • Náusea ou tontura;
  • Isolar-se das pessoas;
  • Evitar chamar atenção.

A maioria dos sinais tem relação direta com o medo ou receio de ser julgado. Mas, alguns são preventivos e aparecem antes mesmo do medo, como se isolar dos outros.

Evitação constante

Como sintoma mais evidente, evitar contato é o que mais complica a vida social. Já que, a pessoa tem um medo além do comum de ser mal avaliada. Como exemplo, uma entrevista de emprego ou reunião no trabalho podem ser uma verdadeira tortura.

Legenda: A solidão é uma escolha comum para quem sofre de ansiedade social. Imagem de Andrew Neel no Pexels.

Diferença de outros casos

A Ansiedade social se parece com outros problemas sociais como a timidez ou ansiedade generalizada. Mas, é possível ter o diagnóstico por meio da conversa com um profissional da área.

Não só timidez

Muitos confundem essa condição com a timidez, que é um desconforto frente a uma nova interação social. No entanto, ela some durante a vida ou com o passar da atividade difícil. Mas, a ansiedade apresenta incômodo a todo momento.

Social e generalizada são diferentes

A ansiedade generalizada é uma apreensão exagerada que não é só na área social. Por isso, a diferença principal é que uma tem fobia específica na interação com outras pessoas e a outra, como o nome já diz, é generalizada.

As causas do problema

Como em outros problemas, a ansiedade social também tem um início ou razão. Logo, existem possíveis causas ou um conjuntos delas que podem gerar essa fobia:

  • Rejeição social;
  • Medo baseado em outras situações;
  • Baixa autoestima;
  • Excesso de cobrança na infância.

No geral, elas são uma combinação de fatores que fazem a pessoa ter essa ansiedade. Mas, não é certo afirmar com certeza o motivo de um caso ou outro. Já que, cada um tem problemas específicos e condições próprias que não são iguais.

Legenda: A baixa autoestima gera complicações e muitas vezes a ansiedade social. Imagem de Engin Akyurt no Pexels.

Quais os tratamentos?

Eles são a terapia e uma mudança para hábitos mais saudáveis, por exemplo. Quando o terapeuta da área faz o diagnóstico, ele passa um tratamento próprio para tal. Logo, o paciente irá cumpri-lo, de acordo com o seu caso.

A terapia visa entender os problemas do paciente pela conversa para chegar nas causas. Então, essa é uma opção muito indicada por seu grau de ajuda na ansiedade social.

Procure ajuda

Só um terapeuta preparado para essa condição pode fazer o diagnóstico e o tratamento. Por isso, é preciso procurar ajuda para tratar, caso contrário a ansiedade irá persistir ou crescer.

Como conviver com a ansiedade social?

É possível conviver com a ansiedade social de algumas formas, a fim de ter um estilo de vida saudável. Então, veja algumas dicas para lidar com essa condição em sua vida:

  • Escrita terapêutica;
  • Atividade física;
  • Fazer terapia;
  • Meditar para relaxar;
  • Realizar um dos tipos de yoga que existem.

As técnicas ajudam a evitar e aliviar os sintomas da ansiedade que podem ser frequentes. Mas, nada substitui o serviço de um terapeuta com o tratamento certo para seu problema. Por isso, não hesite em procurar ajuda para seu caso e vá o quanto antes.

Entender para conviver

Saiba que é muito importante conhecer os gatilhos de uma crise para ter mais controle da situação. Então, é claro que entender o que se passa é relevante para melhorar o quadro presente e evitar um no futuro.

A ansiedade social é um problema real que precisa de ajuda terapêutica para ser resolvido. Mas, há algumas técnicas que também podem ser úteis nesse caso de fobia. Por fim, a Organização Mundial de Saúde fala da necessidade de transformar a saúde mental e dar ainda mais atenção a esse tópico.

diegodias

Diego Dias é escritor há 22 anos, especialista em SEO há 7 anos e é um apaixonado por criar conteúdos ricos de informação e qualidade, possui milhares de publicações sobre diversos assuntos.

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

3 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

12 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

1 ano atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

1 ano atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

1 ano atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

1 ano atrás

Este site utiliza Cookies