Categorias: Saúde

Ansiedade tem cura? Aprenda mais sobre essa doença tão famosa

Saber se a ansiedade tem cura é algo que faz parte de quem sofre com o problema. Aliás, vale dizer que essas pessoas não são poucas, já que o Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo. Portanto, é crucial saber isso e como aliviar a ansiedade sintomas.

A ansiedade tem cura?

De acordo com a Dra. Érika Mendonça de Morais, o transtorno de ansiedade não possui cura. Ainda assim, é possível que o paciente consiga viver sem nenhum tipo de sintoma.

Quando isso acontece, o caso é classificado como em remissão, já que não há mais episódios. Entretanto, vale lembrar que isso não é o que ocorre com todos os pacientes.

Transtorno com prognóstico variável

Segundo Érika Mendonça, não dá para dizer exatamente como cada pessoa poderá viver. Afinal, há situações em que o tratamento durante um tempo é o suficiente para viver sem novos episódios.

Isso não é regra, no entanto, visto que existem aqueles que acabam sofrendo com novas crises. Além disso, existem pacientes que não conseguem ter uma vida normal sem uso de remédios.

Depois de saber se a ansiedade tem cura, para que serve o tratamento?

A Dra. enfatiza que o tratamento visa reduzir o máximo possível os sintomas. Nesse sentido, mesmo que tudo corra bem no processo, não é garantia de remissão.

Isso acontece porque existem outros fatores que podem afetar o quadro, como a predisposição genética. Um detalhe que faz total diferença é o estilo de vida do paciente.

Legenda: Saber se a ansiedade tem cura é crucial para pessoas que estão sem rumo. Imagem de Anna Shvets no Pexels.

O que a ansiedade pode causar no corpo?

Não dá para dizer que a ansiedade tem cura ainda, mas o tratamento ajuda muito. A princípio, algo que também ajuda é saber o que ela pode causar no seu corpo. Dito isso, alguns efeitos são:

  • Dores no peito;
  • Enjoo;
  • Falta de ar;
  • Coração acelerado;
  • Tensão muscular.

Vale dizer também que esses não são os únicos que podem se manifestar no paciente. Por exemplo, há quadros em que a pessoa sente dor de barriga, além de umidade nas mãos e nos pés.

Os piores entre os sintomas

Ao abordar a ansiedade, existem características que são consideradas as piores sobre o problema. Insônia, preocupação excessiva, ganho ou perda de peso são alguns dos mais notáveis.

Quais são os sintomas psicológicos?

De modo geral, os mais comuns são medo, falta de foco, exaustão e angústia. Vale citar também outros como esgotamento mental, inquietação e uma tendência a ter pensamentos catastróficos.

Legenda: Não dá para dizer que ansiedade tem cura, mas os sintomas podem ser reduzidos com terapia. Imagem de Liza Summer no Pexels.

A ansiedade tem cura ou tem controle?

O mais correto é dizer que a ansiedade tem controle devido às possibilidades de tratamento. Esse costuma ser o caso em que o problema passa do nível normal. A partir disso, é preciso que um profissional intervenha.

Quais são as causas da ansiedade?

A psiquiatra Flávia Schueler cita alguns fatores que podem gerar crises de ansiedade em alguém. Ou seja, não é algo que possui apenas uma única causa e várias se relacionam com o estilo de vida. Alguns exemplos são:

  • Dor crônica;
  • Excesso de trabalho;
  • Abusos físicos;
  • Privação de sono;
  • Abusos emocionais.

Outro problema que a médica psiquiatra cita são os transtornos de pânico. Em resumo, eles derivam da ansiedade e podem durar em torno de 10 minutos. Os motivos podem ser trauma emocional, esforço físico ou excitação.

Não dá para dizer que ansiedade tem cura, mas há caminhos para fazer o controle

Além do tratamento, há como tentar fazer o controle do transtorno com alguns hábitos. Um deles é investir mais no autoconhecimento e outro é organizar melhor sua rotina. Por último, é crucial não levar em conta os seus pensamentos negativos.

Quais as melhores dicas para ajudar no controle da ansiedade?

Como muitas causas de ansiedade estão ligadas à rotina, o ideal é mudar certos costumes pelo bem da sua saúde mental. Assim, veja a seguir algumas dicas sobre isso que podem contribuir para não ter mais crises:

  • Melhore sua alimentação;
  • Pratique atividades físicas;
  • Estimule algum hobby;
  • Tente evitar o consumo de drogas, como álcool ou tabaco;
  • Aprenda a ter controle sobre sua respiração.

Outro detalhe que você deve se atentar é em relação às bebidas, como o café. A princípio, ele pode ser um aliado para dar aquela energia em alguns momentos. Entretanto, ele tem potencial de estimular a sua ansiedade se for consumido em excesso.

Todo cuidado com ansiedade é pouco

Como deu para ver, a ansiedade é um problema muito sério devido aos problemas que causa. Dessa maneira, todo tipo de cautela com essa doença é necessária nos dias atuais.

Hoje não dá para falar que ansiedade tem cura, mas e quanto ao futuro?

A cura pode não existir ainda, mas os estudos sobre o transtorno são feitos constantemente. Então, já dá para entender como o cérebro funciona nesse caso e isso pode ser o caminho para tratamentos cada vez melhores.

diegodias

Diego Dias é escritor há 22 anos, especialista em SEO há 7 anos e é um apaixonado por criar conteúdos ricos de informação e qualidade, possui milhares de publicações sobre diversos assuntos.

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

3 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

12 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

1 ano atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

1 ano atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

1 ano atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

1 ano atrás

Este site utiliza Cookies