Categorias: Saúde

Ansiedade sintomas, saiba aqui quais são eles e como tratá-los

A ansiedade sintomas é uma reação natural do corpo humano a situações de estresse por algo que ainda está para acontecer. Desse modo, em certos casos, esses sentimentos se tornam excessivos, o que afeta o bem-estar físico e mental das pessoas.

O que é a ansiedade sintomas?

É um estado onde se prevalece na maior parte do tempo emoções de medo e angústia. Desse modo, ele causa sintomas físicos como tontura, boca seca e falta de ar. Além disso, em casos mais graves, ele pode evoluir para uma condição mais severa.

Quem é afetado?

A ansiedade atinge pessoas de qualquer sexo e idade. Porém, ela não surge apenas em jovens e adultos, mas também em crianças e idosos. Assim, ela tende a aumentar cada vez mais com os anos, graças a influência das redes sociais e ao excesso do uso de telas.

Pesquisas da USP, Universidade de São Paulo, mostram que a pandemia causada pelo Covid-19 causou um aumento nesse tipo de transtorno. Então, esse é um cenário preocupante e que pode acarretar outras doenças como a depressão.

10 sintomas da ansiedade

As causas da ansiedade podem variar de pessoa para pessoa. Dessa forma, ela pode ocorrer a qualquer momento do dia, seja por elementos surpresas ou situações de muito estresse. Logo, é preciso ficar atento a esses sinais, por isso, veja a seguir alguns deles:

  1. Respiração ofegante;
  2. Insônia;
  3. Diarreia ou enjoo;
  4. Irritação;
  5. Tremores pelo corpo;
  6. Dores de cabeça;
  7. Agitação de braços e pernas;
  8. Suor frio;
  9. Medo;
  10. Preocupação em excesso.

Mais além desses sinais, deve-se frisar que a ansiedade sintomas podem causar crises de pânico, ataques de dúvidas e atitudes compulsivas. Assim, isso pode fazer com que uma pessoa fique ansiosa na maior parte do tempo, o que a faz começar a evitar situações.

Legenda: O excesso de preocupação pode aumentar a ansiedade sintomas e causar insônia. Imagem de Freepik.

Os tipos de ansiedade

Existem vários tipos de ansiedade. Dessa forma, ao atingir um nível alto de intensidade, ela pode causar uma série de problemas graves. O que pode afetar a vida social e as atividades do dia a dia de uma pessoa. Então, confira a seguir os transtornos mais comuns.

Fobia social

Ela se caracteriza por um medo irracional de falar ou estar em público. Assim, as pessoas que sofrem com esta fobia tendem a se sentir muito nervosas ao interagir com os outros. Desse modo, as principais causas estão ligadas a traumas e eventos negativos na infância.

Síndrome do pânico

Esta síndrome se associa a crises súbitas de ansiedade aguda. Nesse sentido, ela pode causar falta de ar, vários tremores pelo corpo, além de acelerar os batimentos do coração. Além disso, um ataque de pânico pode durar entre 15 a 30 minutos.

Estresse pós-traumático

As pessoas afetadas por eventos de grande impacto emocional, como a perda de entes queridos, acidentes e assaltos tendem a manifestar esse tipo de estresse. Assim, ele faz com que o indivíduo fique ansioso toda vez que lembra da situação que causou o trauma.

O que estimula a ansiedade sintomas?

São vários os fatores que podem contribuir para que alguém fique ansioso. Contudo, certas atitudes diárias são capazes de agravar ainda mais a ansiedade sintomas. Assim, procurar um psicólogo é uma ótima opção para mudar este quadro de forma mais rápida.

Preocupação

O estresse do dia a dia deixa as pessoas preocupadas em demasia, o que as fazem se antecipar aos problemas. Dessa forma, para reduzir isso, é preciso parar, relaxar e tentar se concentrar em algo positivo. Além disso, buscar ajuda de terceiros é importante.

Açúcar refinado

Os alimentos ricos em fibras são aliados da boa saúde, enquanto que aqueles com uma grande quantidade de açúcar se tornam os principais inimigos das pessoas ansiosas. Uma vez que, eles causam uma falsa sensação de bem-estar seguida por mau humor e tensão.

Pouco sono

As noites de sono mal dormidas podem impedir que o corpo e a mente possam relaxar por completo. Desse modo, o descanso é essencial para recuperar as energias após um longo dia agitado. Logo, tente ir para cama mais cedo e evite as redes sociais antes de dormir.

Você sabe como aliviar a ansiedade sintomas?

Para reduzir os sintomas da ansiedade deve-se praticar técnicas que tem como função promover o bem-estar físico e mental de uma pessoa. Além disso, conversar com outras pessoas a respeito disso, como um psicólogo, pode ajudar. Então, veja abaixo mais dicas:

  • Organize a sua rotina diária;
  • Conheça um dos tipos de yoga e pratique;
  • Tenha um hobby;
  • Durma bem;
  • Seja mais sociável.

As técnicas de respiração são uma boa forma de aliviar esta emoção. Para isso, apenas pare e respire com calma por pelo menos cinco minutos. Assim, comece a prestar mais atenção em seus pensamentos e procure não exigir tanto de si mesmo.

Como tratar a ansiedade sintomas?

Para aliviar a ansiedade sintomas, é ideal fazer uma avaliação médica, a fim de detectar os sinais pelo corpo. Desse modo, pode-se indicar à pessoa qual será a melhor forma de tratar o problema. Afinal, existem vários modos de amenizar esses efeitos como a:

  • Estudos mostram que a Psicoterapia é eficaz no combate a doença;
  • Remédios;
  • Terapia com aromas.

O Ministério da Saúde ressalta que buscar a ajuda de um terapeuta é essencial, uma vez que ele irá apontar como prevenir novas crises. O que pode gerar uma sensação de bem-estar e acima de tudo, retomar a qualidade de vida.

diegodias

Diego Dias é escritor há 22 anos, especialista em SEO há 7 anos e é um apaixonado por criar conteúdos ricos de informação e qualidade, possui milhares de publicações sobre diversos assuntos.

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

3 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

12 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

1 ano atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

1 ano atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

1 ano atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

1 ano atrás

Este site utiliza Cookies