Casa

Peperômia: como cuidar da planta que é ideal para dentro de casa

A peperômia está entre as plantas mais fáceis de cuidar e é ideal para os ambientes internos. Além disso, não ocupa muito espaço, não é tóxica e forma lindos vasos pendentes conforme cresce, dependendo da variedade. Como existem diversos tipos, é importante conhecer alguns deles para direcionar melhor os cuidados. Por isso veja como cuidar de peperômia.

Peperômia: como cuidar para garantir que a planta fique sempre linda

Apesar de existirem diferentes tipos de peperômia, os cuidados básicos com elas são os mesmos. Cuidados como a iluminação, tipo de vaso, regas, entre outros vão ser os mesmos para os diferentes tipos de peperômia. Veja como manter sua planta sempre linda e saudável.

Atenção ao vaso

Um dos primeiros cuidados que temos que ter com qualquer planta quando levamos para casa é com o vaso. É preciso garantir que tenha furinhos embaixo para que a água escoe e proporcione uma boa drenagem. Outro cuidado é replantar a muda quando o vaso estiver pequeno demais para proporcionar um crescimento melhor.

Peperômia: como cuidar da iluminação

As peperômias gostam de bastante luz, mas nã toleram o sol direto em suas folhas. Quando em ambiente externo, escolha um local com sombra e sem que o sol atinja a planta. Dentro de casa é possível posicionar a planta perto de uma janela com bastante luz natural, mas sem sol. Também é importante tomar cuidado com as correntes de ar.

Regas

A quantidade de regas varia de acordo com a estação. No verão a planta vai precisar de mais regas, podendo receber um pouco de água todos os dias ou em dias alternados. No inverno é preciso que o solo esteja completamente seco antes de fazer uma nova rega. Na dúvida, coloque a ponta dos dedos no solo para garantir. Também é preciso toma cuidado com alguns tipos de peperômia para não concentrar a água em excesso perto das raízes. Utilize um regador ou spray para garantir uma rega uniforme.

Peperômia: como cuidar e fazer mudas

Se um galho da sua peperômia quebrou, é possível fazer uma muda com ele. Além disso, você pode fazer mudas com a peperômia de duas formas diferentes como mostra o vídeo.

A primeira forma de fazer é espetar o galho em um vasinho com terra e regar aproximadamente duas vezes por semana. Pode demorar um pouco para a muda se desenvolver, mas se desejar, utilize um produto enraizador. Outra forma é colocar o galho na água e trocar a cada dois ou três dias e plante no solo quando estiver com raízes. Confira o vídeo para entender melhor os detalhes.

Tipos de peperômia: como cuidar

Como já foi dito, independente do tipo, as peperômias possuem cuidados bem similares. Contudo, é importante conhecer o tipo da sua para garantir que os cuidados são os corretos. Por isso, conheça os tipos mais comuns de peperômia e como cuidar de cada um deles.

Peperômia caperata

Foto: divulgação/ Terrários & Suculentas

É a peperômia que possui folhas mais escuras, podendo ser de cor verde escura ou tons arroxeados, como a da foto. A planta produz flores pontiagudas nas estações quentes, que se parecem com antenas. O principal cuidado com essa variedade é para não encharcar o solo. Portanto, se certifique de que a terra está bem seca antes de fazer a próxima rega. Evite molhar o caule e prefira molhar perto das bordas do vaso.

Peperômia magnoliifolia

Foto: divulgação/ Izabela Plantas

Conhecida também como peperômia tricolor por conta das suas folhas nas cores verde, verde claro e rosa. Se difere um pouco dos demais tipos de peperômia por gostar de luz solar direta. Inclusive, a cor rosa só é atingida quando a planta recebe 4 horas de luz solar direta. Contudo, é preciso expôr a planta ao sol mais ameno, sendo preferível o horário da manhã. O solo deve ser rico em matéria orgânica e mantido sempre úmido, mas sem encharcar.

Peperômia argyreia (peperômia melancia)

Foto: divulgação/ Entre Raízes Botânica

Um tipo de peperômia que chama bastante atenção pelo desenho de suas folhas, que se parece com o padrão das cascas de melancia. Os cuidados são bem parecidos com os da caperata e é preciso tomar cuidado para não encharcar a terra ou molhar muito perto do caule. É preciso recolher as folhas que caem no substrato, especialmente se elas estiverem amareladas. Já as folhas saudáveis podem formar novas mudas.

Peperomia variegata (peperômia pendente)

Foto: divulgação/ Florentino Paisagismo e Jardinagem

Uma das peperômias mais conhecidas certamente é essa, que chama a atenção por seu belo format pendente e que pode chegar a muitos metros de comprimento. Mantenha em vasos pendentes ou em cima de móveis que proporcionem o efeito cascata. Dentre as peperômias é a mais resistente, apenas cuide para que a planta não receba sol direto, especialmente nos horários mais quentes. O solo deve ser mantido úmido, mas sem encharcar.

Viu só como é simples cuidar de peperômia? Ela é a planta ideal mesmo para quem não tem muita experiência. Confira mais opções em plantas fáceis de cuidar.

Dicas Delas

Compartilhe
Publicado por
Dicas Delas

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

3 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

12 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

1 ano atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

1 ano atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

1 ano atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

1 ano atrás

Este site utiliza Cookies