Linha de sucessão da rainha Elizabeth: o que acontece?

Elizabeth II ja ocupa o trono britânico há 70 anos e bate o recorde de sua tataravó, a rainha Vitória, que foi rainha durante 63 anos

0

Rainha desde 1952, quando assumiu o trono após a morte do pai, Elizabeth Alexandra Mary, ou simplesmente Elizabeth II já ocupa o trono há 70 anos. Quando seu pai, George V. morreu, seu tio, Edward VIII, chegou a ser coroado. Mas renunciou para se casar com uma estadunidense. Assim, o poder foi herdado pela rainha, que já superou o recorde de sua tataravó, a rainha Vitória que governou durante 63 anos. Entenda a linha de sucessão da rainha Elizabeth.

Saber a linha de sucessão da rainha Elizabeth é um assunto de interesse público e de acordo com as regras da monarquia, só pode herdar o trono quem for um descendente legítimo. Ou seja, é preciso ser parte da família real.

Como funciona a linha de sucessão da monarquia britânica?

Antes de ir para a linha de sucessão da rainha Elizabeth, é preciso entender com funciona. Há dois papéis na linha sucessória: o herdeiro e o “sobressalente”, um papel um tanto quanto confuso, inclusive para a própria realeza. O herdeiro é quem assume imediatamente o trono vago, já o sobressalente exerce o papel de garantir a continuidade da família na linha de sucessão. Assim, caso algo aconteça com o herdeiro, haverá outras opções para o trono.

Atualmente, de acordo com as leis sucessão britânica, o trono é sucedido pelos filhos de um indivíduo ou pela sua linha mais próxima quando o indivíduo não tiver filhos. Assim, a linha de sucessão é sempre determinada por descendência, legitimidade e religião. Com isso, o príncipe Charles está em primeiro lugar na linha.

Linha de sucessão da rainha Elizabeth

A linha de sucessão da rainha Elizabeth é ocupada pelo Príncipe Charles em primeiro lugar, seguido pelo Príncipe William e em terceiro lugar o Príncipe George, filho de William e Kate Middleton. Apesar das mais de 20 pessoas na linha de sucessão, estes são os três principais nomes para ocupar o trono real após a morte da rainha Elizabeth, que está com 95 anos.

1. Príncipe Charles – o Príncipe de Gales: o primeiro filho da rainha Elizabeth com o marido, príncipe Philip, duque de Edimburgo, é o primeiro da fila. Charles Philip Arthur George, de 72 anos, recebe o título de príncipe de Gales. O príncipe Andrew Albert Christian Edward, de 61 anos, cujo título é duque de York, é o primeiro sobressalente.

2. Príncipe William – o Duque de Cambridge: o príncipe de Gales é sucedido pelo seu filho mais velho com a lady Diana, o príncipe William Arthur Philip Louis, de 39 anos, duque de Cambridge. Casado com Kate Middleton desde 2011, o duque ocupa algumas funções importantes na família real. Foi nomeado Conselheiro de Estado ao fazer 21 anos e substitui a Rainha em ocasiões oficiais. Ele e a duquesa tiveram seu primeiro filho, George, em julho de 2013, a segunda, Charlotte, em 2015 e o terceiro, Louis, em 2018. Já o sobressalente do príncipe William é o seu irmão mais novo, o príncipe Henry Charles Albert David, de 36 anos, o duque de Sussex.

3. Príncipe George: após o príncipe William, quem ocupa a linha de sucessão da rainha Elizabeth é seu filho mais velho, o príncipe George Alexander Louis, de 8 anos, seu filho com a duquesa Katherine Middleton.

Outras pessoas na linha de sucessão da rainha Elizabeth

linha de sucessão da rainha Elizabeth
Foto: BBC

4. Princesa Charlotte: é a segunda filha do princípe William com Kate Middleton, atualmente com 6 anos. Nasceu em 2015. Após a realeza britânica deixar uma regra que dava preferência aos herdeiros do sexo masculino em relação às irmãs, ela entra em quarto lugar na linha de sucessão.

5. Príncipe Louis: o pequeno príncipe Louis é o terceiro filho de William e Kate, nasceu em 2018 e atualmente tem 3 anos. É o quinto na linha de sucessão da coroa.
6. Príncipe Harry: o Príncipe Harry e sua esposa Meghan se afastaram oficialmente das funções reais em 2018. Contudo, o príncipe permanece em sexto lugar na linha de sucessão da rainha Elizabeth.
7. Archie Harrison: é o sétimo na linha de sucessão da rainha Elizabeth. Nasceu em 2018 e seus pais, Harry e Meghan optaram por não usar nenhum título em seu nome. Apesar do afastamento da família real, o pequeno Archie ocupa o sétimo lugar na espera pela coroa.
Confira também curiosidades sobre a princesa Diana.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade. Tudo bem Mais detalhes