Casa

8 plantas que não precisam de sol para decorar ambientes internos

A decoração com plantas é linda, mas além da beleza, é preciso que as plantas estejam saudáveis. Por isso, é preciso verificar as necessidades da planta antes de trazê-la para casa, especialmente no ambiente interno. Mas existem diversas opções de plantas que não precisam de sol. Confira quais são e saiba os cuidados necessários!

1. Lírio-da-paz

(Foto: reprodução)

Uma planta que faz muito sucesso com os adeptos do Feng Shui, já que é capaz de promover harmonia, paz e saúde para o ambiente. Além disso, é uma planta de sombra total e de cuidados fáceis. O solo precisa estar sempre úmido, então cuidado para não esquecer de regar. No geral, 3 ou 4 regas por semana são o suficiente. Mas utilize um vaso com prato ou bem drenado com cachepô para não encharcar. Mantenha a planta próxima das janelas para receber luz, mas sem incidência direta do sol.

2. Violetas

(Foto: reprodução)

Entre as plantas que não precisam de sol, as violetas são bastante conhecidas e fazem parte de muitas casas brasileiras. Por florir com facilidade, ela deixa o seu cantinho aconchegante e bonito. As violetas gostam de luz indireta, então deixe perto de alguma janela que não bata sol. Na hora de regar, tome cuidado para não molhar folhas e flores, pois pode causar doenças na planta. Mantenha o solo levemente úmido, regando entre 2 e 3 vezes por semana.

3. Zamioculca

(Foto: reprodução)

A zamioculca é a planta ideal para quem não tem muito tempo de cuidar ou se esquece de regar com frequência. Pois além de não precisar de sol, a planta também precisa de pouca água. O maior cuidado que você deve ter é com o substrato, que precisa ser bem granulado e arejado. Use cascas de pinus ou argila expandida junto com a terra. Deixe próxima de uma janela sem luz solar para receber luz indireta. Regue 1 vez por semana nas estações quentes e um pouco menos quando estiver frio ou com chuva.

+ Zamioculca: saiba tudo sobre a planta que atrai a prosperidade

4. Jiboia

(Foto: reprodução)

A jiboia é uma ótima opção de planta pendente, que se adapta ao ambiente e cresce onde você colocar. Ela precisa de boa iluminação, mas de forma indireta. Quanto mais iluminação, mais a planta vai crescer e se desenvolver. Na sombra direta ela vai demorar mais para crescer. O solo deve ser mantido úmido, porém sem encharcar. Adube sempre para que ela cresça mais rápido. Além de linda, é uma ótima planta para ter dentro de casa, já que é capaz de filtrar o ar, retirando o formaldeído.

5. Cactos

(Foto: reprodução)

Existe cactos de sol pleno, mas também existem aqueles de sombra total. O cacto candelabro, por exemplo, é uma ótima opção. Para cuidar de qualquer cacto é importante que parte do substrato seja de areia ou também é possível utilizar substrato para rosa do deserto. Deve tomar cuidado com as regas, pois encharcam com facilidade. Regue apenas quando o solo estiver completamente seco.

6. Echeveria

(Foto: reprodução)

As suculentas precisam de bastante luz, mas a echeveria não precisa de sol direto para se desenvolver. Regue uma vez por semana e se possível, deixe perto de uma janela que bata luz solar direta da manhã ou do fim da tarde. O substrato pode ser metade de terra e metade de areia. A echeveria cresce bem rápido nas condições ideais, então utilize um vaso grande se desejar que a planta cresça. Também é possível fazer um vaso com outras suculentas ou cactos.

+ Como cuidar de suculentas

7. Antúrio

(Foto: reprodução)

O antúrio não gosta de nem um pouco de luz solar direta, nem mesmo da manhã. Mas é preciso ter um ambiente bem iluminado e posicionar o vaso próximo das janelas. É preciso manter o solo úmido, mas sem encharcar. É preciso ter cuidado com os climas frios e manter a planta protegida do vento e das temperaturas baixas.

8. Pacová

(Foto: reprodução)

O pacová gosta de temperaturas amenas, por isso não deve ser exposto ao sol. Além disso, o frio do ar condicionado também pode prejudicar a planta. As regas devem ser feitas 2 ou 3 vezes por semana, apenas quando o solo estiver seco. A umidade em excesso pode apodrecer as raízes. Deixe o vaso em um local com bastante luz. Para que a planta cresça mais rápido, adube a cada duas semanas.

A decoração com plantas é linda, especialmente quando elas recebem todos os cuidados adequados para se desenvolverem. Gostou de conhecer as plantas que não precisam de sol? Então confira também lindas opções de plantas para o quarto.

 

Dicas Delas

Compartilhe
Publicado por
Dicas Delas

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

3 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

12 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

1 ano atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

1 ano atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

1 ano atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

1 ano atrás

Este site utiliza Cookies