Casa

Plantas pendentes: 10 opções para embelezar naturalmente sua casa

Usar plantas na decoração é cada vez mais comum, já que é uma forma de embeleza naturalmente a casa. As plantas pendentes são lindas, crescem rapidamente e logo se adaptam à decoração do ambiente. Por isso, selecionamos 10 opções e te mostramos como cuidar delas. Confira e escolha as suas.

Plantas pendentes de sol

Para abrir a lista de plantas pendentes, selecionamos algumas opções que vão vem ao sol. No entanto, algumas delas se desenvolvem melhor se recebem apenas o sol da manhã ou fim de tarde. Lembramos também que as plantas que possuem flores geralmente precisam de ao menos um pouco de luz solar para florir. Veja quais são e dicas de como cuidar.

1. Barba de moisés

(Foto: reprodução)

Apesar de ser uma planta que tolera bem o sol, é preciso tomar cuidado com os horários mais quentes. É preferível que fique em um local com o sol da manhã ou fim de tarde. Nos dias mais quentes é preciso regá-la diariamente, além de pulverizar com um spray nas suas folhas. O solo deve ser bem drenado, rico em matéria orgânico e deve ser mantido sempre úmido, mas nunca encharcado. Ela se desenvolve bem nas regiões tropicais, mas é preciso tomar cuidado com as estações frias.

2. Dedo de moça

(Foto: reprodução)

É uma suculenta bem resistente, que aceita luz solar plena e atura bem o vento. É ideal para ambientes externos, mas é preciso tomar cuidado com as chuvas, pois pode apodrecer. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado. O solo precisa ser adubado com material orgânico e ser bem drenado. Nas estações mais frias deve ser protegida dos ventos frios e geadas, pode ser necessário colocar dentro de casa. Na primavera e no verão produzem flores em formato de estrela.

3. Ipomea

(Foto: reprodução)

Dentre as plantas pendentes com flores, a ipomea é uma das mais populares e fáceis de cultivar. Aceita tanto o sol pleno, como a meia sombra, mas é preciso que receba um pouco de luz solar para que produza flores. Não tolera geadas ou muito frio, sendo preferível cultivar nas regiões tropicais e estações quentes. O solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Após um ano é recomendável replantar, já que tende a perder o vigor. Se plantada diretamente no solo, é comum que a planta dê mudas.

4. Veludo roxo

(Foto: reprodução)

Apesar de ser uma planta de sol, é recomendável não expôr diretamente nos horários mais quentes, pois pode queimar as folhas. Também pode ser cultivada em meia sombra, mas precisa de boa quantidade de luz para que suas folhas não percam a cor. O solo deve ser rico em matéria orgânica e levemente ácido. As regas devem ser feitas entre uma e duas vezes por semana nas estações amenas e até três nos dias mais quentes.

Plantas pendentes de sombra

Trouxemos algumas opções de plantas pendentes que precisam de sol direto ou uma boa quantidade de sol. Mas também existem ótimas opções para a sombra. As plantas abaixo vão vem na sombra total ou podem ser posicionadas próximas às janelas para receber um pouco de luz. Veja quais são e dicas de cuidados.

5. Peperômia

(Foto: reprodução)

Uma planta bastante resistente e fácil de cuidar. Não precisa de muita luz e pode ser cultivada em sombra total. No entanto, para que a planta se desenvolva bem é recomendável que receba uma boa quantidade de luz indireta. O solo deve ser mantido úmido, mas nunca encharcado. Adube uma vez ao mês para que se desenvolva melhor.

6. Flor de maio

(Foto: reprodução)

Mais uma opção de planta pendente com flores, mas desta vez uma que tolera bem a sombra. A flor de maio é perene e produz flores na maior parte do ano. No entanto, para que produza flores é preciso que a planta pegue uma boa luminosidade. A rega deve ser feita uma ou duas vezes por semana, apenas quando o solo estiver seco, já que não gosta de muita água. O solo deve ser bem drenado com cascas de pinus ou argila expandida.

7. Jiboia

(Foto: reprodução)

Dentre as plantas pendentes, a jibóia é uma das que mais se desenvolve rápido. Ela se adapta bem ao ambiente, sendo possível deixá-la pendente ou direcionar seu crescimento onde desejar. Tolera bem a sombra, mas cresce mais rapidamente quando tem luz, sem que haja sol direto em suas folhas. O solo deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado e mantido sempre úmido. Regue diariamente nos dias mais quentes.

8. Hera

(Foto: reprodução)

A hera é uma planta bem resistente, que tolera tanto o sol pleno, como também a sombra total. Além disso, também tolera bem as mudanças de temperatura. Além de linda, essa planta melhora a qualidade do ar, pois é capaz de filtrar benzeno, xileno e formaldeído. Ela cresce muito bem, mas exatamente por isso é preciso cuidar para que ela não se torne parasita de outras plantas. As regas devem ser feitas entre duas e três vezes por semana.

+ Plantas para o quarto

9. Dinheiro em penca

(Foto: reprodução)

Nas estações mais quentes a planta deve ser regada todos os dias, o solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. A planta não tolera vento, mas deve receber um pouco de luz para que se desenvolva bem. Se notar folhas amareladas é sinal de muita água, mas se estiverem marrons é preciso regar mais. Tem esse nome por ser relacionada à prosperidade financeira.

10. Colar de pérola

(Foto: reprodução)

Diferente de outras suculentas essa espécie precisa de regas constantes e o solo precisa estar sempre úmido, mas nunca encharcado. Ela tolera bem a sombra, mas precisa de luz solar indireta para crescer bem. O solo deve ser bem drenado para não encharcar, já que as suas folhas apodrecem com facilidade. Prefira substratos com uma parte de areia para o plantio.

As plantas pendentes são lindas e embelezam naturalmente a sua casa. Se você gosta de plantas na decoração, confira também lindas opções de plantas que não precisam de sol e continue decorando.

Dicas Delas

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

3 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

12 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

1 ano atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

1 ano atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

1 ano atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

1 ano atrás

Este site utiliza Cookies