Categorias: Decoração

Guirlanda de Páscoa 2023 criativas e baratas para decorar a casa

Para comemorar essa época de renovação e celebração, a guirlanda de Páscoa é uma das formas mais tradicionais de decoração. Elas são uma forma simples e criativa de adicionar um toque especial à data, e podem ser feitas de diversas formas, materiais e cores.

Neste texto, vamos explorar algumas ideias fáceis e baratas para fazer guirlandas de Páscoa. Com materiais simples e acessíveis, você pode deixar sua casa ainda mais bonita e aconchegante para celebrar a Páscoa com a família e amigos!

Como fazer guirlanda de páscoa simples?

Você pode facilmente criar uma guirlanda de Páscoa em casa com materiais simples e econômicos. A seguir, vamos mostrar um passo a passo para fazer uma guirlanda de Páscoa simples, mas encantadora, para adicionar um toque festivo à sua casa nesta data especial.

O que precisa para montar uma guirlanda?

• Aro de metal (pode ser encontrado em lojas de artesanato)

• Fita floral verde

• Galhos secos ou artificiais (preferencialmente com folhas e flores)

• Ovos de plástico ou isopor (caso prefira usar ovos de galinha, continue lendo esse texto! Te ensinaremos o passo a passo para fazê-lo também)

• Tinta acrílica

• Pincel

• Cola quente

• Fita de cetim

Passo a passo para uma guirlanda de Páscoa simples

1) Comece enrolando a fita floral verde em torno do aro de metal até que toda a superfície fique coberta. A cada volta, vá pressionando a fita para que fique bem firme e sem espaços vazios.

2) Escolha os galhos secos ou artificiais que irá utilizar e corte-os em pedaços menores, deixando as folhas e flores intactas. Em seguida, comece a fixar esses galhos no aro de metal utilizando a cola quente. A ideia é que fiquem distribuídos de forma uniforme e em toda a volta do aro, criando um efeito de volume e textura.

3) Pegue os ovos de plástico ou isopor e pinte-os com as cores que desejar. A tinta acrílica é a mais indicada para esse tipo de projeto, mas você pode usar outras opções de acordo com a sua preferência. Deixe secar completamente antes de continuar.

Como colar os enfeites na guirlanda?

4) Com a cola quente, fixe os ovos pintados nos espaços entre os galhos. Se quiser, pode utilizar fitas de cetim para amarrar os ovos, criando um efeito mais decorativo.

5) Finalize a guirlanda amarrando uma fita de cetim em uma das extremidades do aro, criando uma alça para pendurar. E pronto! Sua guirlanda de Páscoa está pronta para enfeitar a sua porta ou parede.

Veja abaixo como usar ovos de verdade para decorar sua guirlanda (Imagem de senivpetro no Freepik)

Como fazer ovos coloridos de Páscoa usando ovos de galinha

Você vai precisar de:

• Ovos de galinha

• Agulha fina

• Tigela

• Palito de dente

• Copo com água

Passo a passo para esvaziar um ovo de galinha sem quebrar a casca:

1) Inicie o processo furando a ponta mais fina do ovo com uma agulha. Crie um furo pequeno o suficiente para que o ovo não vaze imediatamente. Em seguida, faça outro furo na extremidade oposta, um pouco maior que o primeiro. Insira um palito de dente no furo maior e agite suavemente para misturar a gema e a clara.

2) Coloque a ponta menor do ovo sobre uma tigela e remova o conteúdo do ovo através do furo menor, soprando delicadamente. Se necessário, utilize o palito de dente para auxiliar na retirada do conteúdo do ovo.

3) Lave o ovo cuidadosamente com água corrente para remover qualquer resíduo.

4) Mergulhe o ovo em um copo com água para verificar se há vazamentos ou buracos que precisem ser tapados com um pouco de massa de modelar.

5) Deixe o ovo secar completamente antes de usá-lo para decoração ou artesanato.

Passo a passo de como pintar um ovo de galinha temático para a Páscoa:

Você vai precisar de:

• Ovos de galinha

• Tinta acrílica (nas cores de sua preferência)

• Pincéis finos ou palitos de dente

• Copo com água

• Toalha ou papel absorvente

1) Com os ovos completamente secos, escolha as cores de tinta acrílica que você vai usar e coloque uma pequena quantidade em uma paleta ou recipiente.

2) Com o pincel, comece a aplicar a tinta no ovo. Você pode fazer padrões de listras, bolinhas, corações ou desenhos mais elaborados, de acordo com a sua criatividade.

3) Para pintar detalhes menores, use um pincel mais fino ou um palito de dente para fazer os traços com mais precisão.

4) Caso queira fazer uma decoração mais elaborada, é possível usar diferentes técnicas, como esponjar a tinta no ovo com uma esponja ou até mesmo colar glitter ou strass com cola branca.

5) Quando terminar de pintar o ovo, deixe-o secar completamente antes de manuseá-lo ou guardar.

Quer uma guirlanda de Páscoa mais elaborada? Assista o tutorial no vídeo abaixo

Qual o significado da guirlanda de páscoa?

Guirlandas são frequentemente utilizadas como símbolos da Páscoa devido à conexão que esse enfeite carrega com a natureza e a renovação.

Na tradição cristã, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que representa a renovação da vida e a esperança de um futuro melhor. As guirlandas são normalmente feitas com elementos da natureza, como flores, galhos e folhas, que simbolizam o renascimento e o renovo da vida na primavera.

A forma circular da guirlanda representa a eternidade, outro tema central na celebração da Páscoa. Por essas razões, as guirlandas de Páscoa são uma escolha popular e são vistas durante esse período em em lares e igrejas por todo o mundo.

Além disso, as guirlandas são usadas em contextos religiosos e tradicionais há muitos séculos. Os egípcios, por exemplo, colocavam guirlandas de flores em memoriais fúnebres como sinal de celebração sobre a entrada na vida após a morte.

Já os gregos decoravam suas casas, edifícios cívicos e templos com guirlandas. Elas também representam um papel significativo no Hinduísmo, a religião oficial da Índia e a terceira maior do mundo.

Atualmente, no Ocidente, a celebração mais famosa que usa guirlandas é o Natal. Na região da atual Europa, antes do cristianismo ser a religião dominante, civilizações druidas, celtas, nórdicas e romanas usavam guirlandas, entre outras coisas, para celebrar o solstício de inverno, usando o verde vivo para simbolizar a vida eterna.

Leia também: Mensagem de Feliz Páscoa: 40 opções para celebrar com esperança

Laís Cerqueira

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

3 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

12 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

1 ano atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

1 ano atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

1 ano atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

1 ano atrás

Este site utiliza Cookies