Casa

Água oxigenada nas plantas elimina pragas e acelera o crescimento

Quem ama plantas sabe que não basta apenas regar e cuidar da iluminação para que elas se desenvolvam. É preciso combater pragas e observar possíveis problemas que impedem que a planta se desenvolva. Mas você sabia que a água oxigenada nas plantas pode te ajudar com tudo isso? Ela é muito eficaz contra pulgões, cochinilhas, além de acelerar o crescimento. E o melhor de tudo, é muito barata. Por isso, saiba para que serve e descubra como usar.

Para que serve água oxigenada nas plantas?

A água oxigenada nas plantas tem diversas funções, desde o combate de pragas até para ajudar a planta se desenvolver melhor. A água oxigenada é peróxido de hidrogénio 3%, então é oxigênio puro. O oxigênio é ideal para acabar com fungos e mofos nas plantas, pois fungo é excesso de umidade. Ela também é muito eficaz contra pulgão e cochonilha, além de fazer as plantas crescerem e se desenvolverem mais rapidamente.

Outro benefício é que a planta sente menos o stress hídrico, ou seja, a falta de água. É muito interessante regar com água oxigenada quando traz uma planta nova para casa ou se irá viajar. A planta aguenta por muito mais tempo os períodos secos quando é regada com água oxigenada.

Contudo, vale lembrar que não é qualquer água oxigenada que pode ser utilizadas nas plantas. Além disso, é preciso diluir para que não queime a planta. Continue lendo e descubra mais informações.

Qual água oxigenada usar

Foto: Pexels

A água oxigenada utilizada nas plantas deve ser a de 10 volumes, líquida. É comumente encontrada em farmácias, pois é a mesma que é utilizada em ferimentos e outros usos farmacêuticos. A água oxigenada cremosa, do tipo que se usa no cabelo não deve ser utilizada. Água oxigenada 10 volumes líquida é a ideal.

Como usar água oxigenada nas plantas?

Agora que você já conhece os benefícios e também sabe qual é a oxigenada correta para as plantas, é preciso saber diluir para tratar as plantas. Além disso, há diferentes formas de uso, pois é possível tanto regar as plantas com a diluição, como também borrifar nas folhas. Veja qual a proporção e como aplicar de diferentes maneiras, além de saber quando é indicada.

Medida

Antes de mais nada, é preciso diluir a água oxigenada para que seja efetiva e não prejudique as suas plantinhas. No vídeo acima, a proporção recomendada por ser feita de duas maneiras. Utilize uma embalagem de 100ml de água oxigenada em 2 litros de água, se tive mais plantas. Mas se tiver poucas plantas, utilize 2 colheres de sopa de água oxigenada para 500ml de água. Essa proporção vale tanto para regar, como também para borrifar quando há pragas.

Como borrifar água oxigenada nas plantas

Em algumas plantas é possível borrifar tanto nas folhas, como no vaso e também no solo. Esse procedimento mata todos os possíveis fungos e bactérias que estiverem na planta. Então, se a planta pode receber água nas folhas, é uma boa opção borrifar. Aplique também atrás das folhas, para garantir que nenhuma praga vai acabar com sua plantinha. Uma ótima opção para manter esse resultado é prevenir as pragas com óleo de neem. Então, após borrifar com a água oxigenada diluída, é interessante utilizar também o óleo de neem de forma preventiva.

Como regar com água oxigenada

A água oxigenada irá interagir com o substrato, estimulando o crescimento das raízes por conta do oxigênio. Além de eliminar possíveis fungos e bactérias que estejam impedindo o desenvolvimento pleno da planta. Então, se há uma planta que não cresce, que parece não se desenvolver bem, aposte nas regas com água oxigenada.

Pode usar em suculentas?

Sim, as suculentas podem receber a solução de água oxigenada normalmente. Apenas evite borrifar nas folhas, a menos que elas estejam com pulgão, cochonilha, mofo ou outras pragas. Mas a melhor forma de aplicar é regando diretamente o solo, com cuidado para não regar o caule.

Água oxigenada em rosa do deserto

Plantas como a rosa do deserto e a pata de elefante, que possuem esse caule mais espesso, que acumula água podem ser regadas com água oxigenada. Essas plantas possuem muita facilidade de formar fungos ou de apodrecerem por excesso de água. As regas feitas com água oxigenada ajudam a evitar o problema. Utilize a mesma proporção citada acima e regue normalmente. Apenas evite molhar o caule.

A água oxigenada nas plantas tem diversos benefícios, não é mesmo? Além disso, ela apresenta um custo bem baixo, ou seja, é ideal para cuidar das plantas sem gastar muito. Confira também como fazer adubo de casca de banana para continuar economizando e mantendo as plantas lindas!

Dicas Delas

Compartilhe
Publicado por
Dicas Delas

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

3 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

12 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

1 ano atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

1 ano atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

1 ano atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

1 ano atrás

Este site utiliza Cookies