Saúde

Suco de chuchu ajuda a emagrecer e controlar a pressão alta

A princípio pode até parecer estranho preparar suco de chuchu, mas você sabia que ele é repleto de benefícios para a saúde? O legume possui poucas calorias, é rico em fibras, além de ser rico em água, o que ajuda a manter o corpo hidratado. Além disso, o seu sabor é bem neutro, o que torna possível adicionar frutas para ficar ainda mais gostoso. Por isso, conheça os benefícios e aprenda a preparar.

Para que serve o suco de chuchu? Conheça os benefícios

Foto: Pexels

Um dos principais benefícios do suco de chuchu é ser rico em fibras, o que traz saciedade e ajuda no processo de emagrecimento saudável. As fibras presentes no chuchu também colaboram com o bom funcionamento do intestino. O chuchu também é rico em água, o que auxilia na hidratação do organismo. As fibras do chuchu, junto com a água, forma o tônico ideal para o bom funcionamento do intestino.

O vegetal também é rico em diversos nutrientes como vitamina A, vitamina C, vitamina B9, zinco, ferro e magnésio. A vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, é especialmente interessante para as gestantes ou quem deseja engravidar. Isso porque esse nutriente é responsável pela formação de tecidos e células. Mas o nutriente é indispensável em todas as idades. Este nutriente também ajuda no bom funcionamento do cérebro.

O consumo do suco de chuchu também está relacionado ao controle dos níveis da pressão arterial, por conter altos níveis de potássio. Contudo, mais estudos são necessários para comprovar este benefício. Além disso, vale lembrar que não há cura para a pressão alta, o que é possível fazer reduzir os níveis e assim equilibrar a pressão. Por fim, outro benefício interessante do suco de chuchu é que é diurético, ideal para prevenir e eliminar o inchaço.

Receitas de suco de chuchu

Como o sabor do chuchu é bem neutro, ele pode facilmente ser complementado com outros ingredientes. As frutas cítricas, como limão, abacaxi e laranja vão muito bem com o chuchu. Além disso, também é possível colocar ervas aromáticas como o hortelã, capim cidreira e até mesmo gengibre. Confira como preparar o suco de chuchu.

Suco de chuchu com casca de abacaxi

Neste vídeo a nutricionista Patricia Leite fala sobre os benefícios do suco de chuchu, além dos outros ingredientes utilizados na receita. Além da casca de abacaxi é utilizado o alface, pepino, salsinha e berinjela. Todos os ingredientes são diuréticos e ajudam a baixar a pressão. Veja como preparar.

Para preparar basta bater muito bem todos os ingredientes. Se desejar, pode adoçar com açúcar ou mel, mas o sabor é levemente adocicado graças à casca de abacaxi. Você também pode colocar outras frutas como melancia, melão, morangos e o que desejar para adoçar naturalmente.

Suco de chuchu com limão

Mas também é possível fazer um preparo mais simples, apenas com chuchu e limão. Esse suco também ajuda a fortalecer o seu sistema imunológico por conta do limão. Veja como preparar.

Você vai precisar de

  • 2 limões;
  • 1 chuchu;
  • 800ml de água;
  • Açúcar a gosto.

Modo de preparo

Comece cortando o chuchu em 4 partes e então, retire a parte do meio. Depois, esprema os dois limões, coando as sementes. Leve tudo ao liquidificador, bata bem e consuma. Para uma versão mais saudável, não adoce ou substitua o açúcar por mel.

Contraindicações

Apesar do suco de chuchu ter vários benefícios para a saúde e ser bem saudável, ele também apresenta algumas contraindicações. Portanto, se você faz uso de medicamentos diuréticos ou para pressão alta, é importante tomar com cautela. Como o chuchu é diurético ele pode potencializar os efeitos desses medicamentos e prejudicar a sua saúde. Além disso, é importante se hidratar muito bem ao consumir medicamentos ou alimentos com efeito diurético.

Já quem sofre de doença renal grave também deve evitar consumir o chuchu, pois sua alta concentração de potássio pode piorar o problema. Por fim, vale lembrar que o consumo deste suco não substitui o acompanhamento médico.

Se você gosta de conhecer mais sobre saúde, bem-estar e alimentação saudável, conheça também a alimentação plant based.

Dicas Delas

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

2 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

11 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

11 meses atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

11 meses atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

11 meses atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

12 meses atrás

Este site utiliza Cookies