Saúde

5 chás para substituir o café e trazer mais energia para um dia sem cafeína

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e há quem não consiga ficar um dia sem um cafézinho. No entanto, a cafeína presente na bebida pode agravar quadros de ansiedade e mais prejudicar do que ajudar no foco. Além disso, o pH ácido do café pode prejudicar quem possui problemas estomacais. Por isso, listamos x chás para substituir o café e te ajudar a levar o dia com mais disposição.

Cafeína e ansiedade

A cafeína pode aumentar a energia e induzir o estado de alerta e trazer sensação de bem-estar, o que torna o café um verdadeiro elixir para muitas pessoas. Contudo, quando consumido em excesso pode induzir a insônia, além de agravar quadros de ansiedade e transtorno bipolar. Isso porque o efeito da cafeína no organismo é bem similar ao que é causado quando há um episódio de ansiedade ou compulsão. Segundo o site 4medic o café não é exatamente um inimigo, mas as pessoas ansiosas devem avaliar os efeitos da bebida e conhecer os limites saudáveis.

Ainda segundo o site, 50 a 200 mg é considerada uma dosagem baixa ou média de cafeína, que pode ser consumida diariamente por algumas pessoas sem problemas. Já ao consumir mais que 400mg é possível sentir alguns efeitos bastante desagradáveis, com batimentos cardíacos acelerados, náuseas, ansiedade e dor abdominal. Uma xícara média de café possui em torno de 100mg de cafeína. Já as bebidas energéticas podem apresentar até 400mg em uma lata.

Os chás podem resolver o problema?

Muitas pessoas que possuem problemas com o café tendem a pensar nos chás como alternativa. Mas se o problema é a cafeína, é preciso se atentar, pois alguns chás também possuem a substância. É o caso dos chás produzidos a partir da Camellia sinensis, planta da qual se produz o chá verde, o chá branco, o chá preto, entre outros. Vale destacar também que pessoas com problemas de saúde devem consultar seus médicos para saberem se podem consumir determinados chás.

5 chás para substituir o café e trazer energia para o dia a dia

Foto: Pixabay

Os chás dessa lista não possuem cafeína e no geral não apresentam riscos à saúde quando consumidos com moderação. Mas o ideal é não consumir o mesmo chá todos os dias durante mais do que 2 semanas. Quem possui problemas de saúde também deve contar com orientação médica ou de nutricionista para avaliar as melhores opções e também a quantidade diária. Confira quais são.

1. Chás para substituir o café: gengibre

O chá de gengibre é repleto de benefícios para a saúde. Mas quando falamos em trazer disposição ele é benéfico por ativar a circulação, ter efeito termogênico e com isso acelerar o metabolismo. Se consumido pela manhã, ele é capaz de acordar o corpo, que começa a trabalhar e traz mais disposição. Ele também é benéfico após as refeições para favorecer a digestão e evitar a fadiga após o almoço.

2. Chá de canela

Assim como o gengibre, a canela é termogênica e acelera o metabolismo. O chá de canela é capaz de melhorar o estado de ânimo, pois aumenta a resistência ao stress. Também favorece a circulação sanguínea e ativa o organismo pela manhã. Tem propriedades afrodisíacas, o que ajuda a manter o corpo alerta e confortável.

3. Chás para substituir o café: alecrim

Há vários estudos que falam sobre como o alecrim é excelente para a mente. Ele ajuda no foco, na concentração e é ideal para quem trabalha com a mente ou está em período de estudos. Também é diurético, o que favorece a circulação e mantém o organismo desperto e trabalhando. O chá de alecrim também é capaz de aliviar o stress, seja antes ou depois de uma reunião de trabalho importante ou apresentações.

4. Chá de erva-doce

Muito conhecida por seu efeito calmante e também ser benéfica para problemas gastrointestinais, você sabia que ela também é uma opção para ter mais disposição? É benéfica especialmente para as pessoas ansiosas, isso porque tem efeito calmante, mas não sedativo. Ou seja, ideal para os momentos de ansiedade em que ainda sim é preciso manter o corpo com atenção e desempenhar tarefas importantes. Aposte no chá de erva-doce para seu efeito calmante sem gerar sono, além de ser ótimo para ser consumido após as refeições.

5. Chás para substituir o café: hortelã

Por fim, uma opção bem refrescante e ideal para os dias quentes, o chá de hortelã. A erva é muito benéfica para quadros gripais e de resfriados, pois acelera a recuperação, além de descongestionar as vias aéreas. O hortelã traz disposição e energia quando consumido pela manhã e pode ser preparado tanto quente como gelado. Também é especialmente benéfico para ser consumido morno após as refeições, pois ajuda no processo digestivo. Adeus fadiga após o almoço!

Os chás para substituir o café podem ser uma ótima opção para a sua rotina se você tem problemas com a cafeína. Contudo, lembramos que apesar de serem naturais, não devem ser consumidos em excesso. Além disso, as pessoas com problemas de saúde devem consultar seus médicos para avaliar as melhores opções para a sua rotina.

FONTES: Tua Saúde e Viva Bem.

Dicas Delas

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

3 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

12 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

1 ano atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

1 ano atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

1 ano atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

1 ano atrás

Este site utiliza Cookies