Saúde

Chá de quebra-pedra elimina mesmo as pedras nos rins? Entenda

O chá de quebra-pedra é amplamente utilizado pela medicina popular com o objetivo de tratar os cálculos renais. As pedras nos rins são um problema frequente (e doloroso) que podem ser prevenidas com o auxílio deste chá. No entanto, quem já está com o problema precisa consultar ajuda médica. Por isso, confira os benefícios, como preparar o chá e também as contraindicações.

Benefícios do chá de quebra-pedra: elimina mesmo as pedras nos rins?

(Foto: reprodução)

Apesar do nome popular, o chá não é capaz de quebrar as pedras existentes em cálculos menores. Muitas pessoas procuram o chá por ser um tratamento natural e acabam não recebendo orientação médica. Mas quando já existe o problema, a medicação e tratamento são indispensáveis. No entanto, a planta Phyllanthus niruri, utilizada no chá de quebra-pedra tem uma ação mais preventiva do que curativa.

O chá de quebra-pedra apresenta uma ação que converte os cristais de oxalato de cálcio monohidratado (principal componente das pedras) em cristais dihidratados que aderem menos às vias urinárias. Esse processo reduz a dor, além de evitar a formação de cálculos maiores. É por isso que o chá pode sim ser um grande aliado no tratamento dos cálculos. Quem já apresenta um histórico de pedras nos rins também pode contar com o consumo do chá para prevenir.

Mas lembramos que os cálculos maiores não conseguem ser expelidos sem a ajuda médica. Somente um nefrologista é capaz de receitas medicamentos e outros tratamentos necessários. Portanto, o chá de quebra-pedra ajuda a prevenir o problema e evitar que novos cálculos apareçam.

Como preparar e tomar o chá de quebra-pedra

(Foto: reprodução)

Agora que você já sabe mais sobre a atuação do chá de quebra-pedra e seus efeitos fitoterápicos, saiba como preparar. É preciso seguir as quantidades adequadas, a forma de preparo e também a forma correta de tomar. Assim será possível consumir para prevenir e amenizar as pedras nos rins. Confira.

Você vai precisar de

  • 1 colher de sopa cheia de folhas secas de quebra-pedra;
  • 1 litro de água.

Como fazer

  1. Leve a água para o fogo e quando atingir o ponto de fervura, desligue o fogo;
  2. Adicione as folhas de quebra-pedra; tampe e deixe em infusão durante 10 minutos;
  3. Após o período, coe e beba em períodos espaçados durante o dia.

Como tomar

Os chás com efeito fitoterápico, ou seja, aqueles que se toma buscando benefícios, devem ser tomados seguindo alguns cuidados. O primeiro deles é não adoçar, já que o açúcar pode afetar as propriedades terapêuticas. Também é preciso respeitar a quantidade recomendada, para não sofrer com efeitos colaterais. Você pode tomar 1 litro por dia, de forma espaçada. Ou seja, divida essa quantidade em 3 ou 4 xícaras e consuma durante o dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

Apesar do chá de quebra-quebra ter diversos efeitos terapêuticos, é preciso tomar alguns cuidados. Não exceda a quantidade de 3 ou 4 xícaras por dia e não consuma o chá por mais de 21 dias seguidos. Faça um intervalo de alguns dias, além de observar se há efeitos colaterais. Quando consumido em grandes quantidades e em longos períodos, o chá prejudica a saúde por eliminar minerais importantes de forma excessiva pela urina.

O chá é contraindicado para crianças menores de 6 anos, para gestantes e lactantes. O chá altera o sabor do leite materno, por ser amargo e prejudica o aleitamento. Além disso, também pode causar o aborto, especialmente nos primeiros meses de gestação.

Os chás podem ser grandes aliados em busca de uma rotina de vida mais saudável, além de auxiliar na prevenção de doenças. Mas devem ser tomados com cautela, além de ter orientação médica em alguns casos. Confira também os benefícios do chá de boldo.

FONTES

  • https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/02/24/cha-de-quebra-pedra-elimina-mesmo-calculos-renais.htm
  • http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2016/02/cha-de-quebra-pedra-trata-de-colicas-renais-aprenda-preparar.html#:~:text=O%20ch%C3%A1%20de%20quebra%2Dpedra,as%20propriedades%20medicinais%20da%20planta.
  • https://www.tuasaude.com/quebra-pedra/
Dicas Delas

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

2 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

11 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

11 meses atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

11 meses atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

11 meses atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

12 meses atrás

Este site utiliza Cookies