Saúde

Chá de canela acelera o metabolismo e é antioxidante

O chá de canela é feito a partir das cascas da árvore da espécie Cinnamomum e seu uso remonta o antigo Egito, local no qual era um ingrediente raro e precioso. Hoje, a canela é mais acessível e o seu chá é repleto de benefícios para a saúde. Por isso, saiba para que serve o chá de canela, como preparar e como diferenciar os diferentes tipos.

Tipos de canela

Foto: divulgação/ Jo Cooking

Existem diversos tipos de canela, sendo que os mais comuns e mais comercializados são a canela Cassia, conhecida como canela da China e a canela Ceilão, a canela verdadeira. A canela Cassia possui uma casca mais dura, difícil de ser quebrada, além de ser mais escura e possui cumarina. A cumarina é uma substância que se consumida em excesso pode causar danos para a saúde, especialmente ao fígado.

Já a canela Ceilão (verdadeira) possui uma casca com camadas, é mais macia e fácil de ser quebrada. A sua cor é um marrom mais claro e o cheiro é mais adocicado. Contudo, os dois tipos de canela possuem benefícios semelhantes, além de sabor e aromas muito parecidos. As duas variedades podem ser utilizadas para o preparo do chá, mas a variedade Cassia deve ser utilizada com mais moderação.

Para que serve o chá de canela? Conheça os benefícios

Foto: Pexels

O chá de canela é ótimo para acelerar o seu metabolismo. O cinamaldeído, composto responsável pelo aroma delicioso da canela, é também o responsável por acelerar o metabolismo. Deseja um dia com mais energia e disposição? Então aposte no chá de canela, que inclusive é uma ótima substituição para o café. A canela é rica também em antioxidantes, que protegem o organismo contra o stress oxidativo. A canela é rica em polifenóis e é a especiaria com maior quantidade de antioxidantes, superando até mesmo o alho.

A canela também possui uma excelente ação anti-inflamatória e pode combater infecções de longo prazo. Os responsáveis são também os polifenóis, antioxidantes presentes na casca. O cinamaldeído, composto presente na canela também é fungicida e bactericida e a canela foi considerada eficaz contra os microrganismos prejudiciais ao sistema respiratório. Também se mostrou eficaz contra bactérias como Listeria e Salmonella. A ação antimicrobiana da canela também é capaz de prevenir a cárie dentária e reduzir o mau hálito.

O chá de canela também é eficaz durante a menstruação. Além de acelerar o fluxo e facilitar o período, a canela ajuda a reduzir as cólicas menstruais e outros desconfortos do período. Também ajuda a reduzir a letargia e fadiga que surgem nos primeiros dias de sangramento, já que acelera o metabolismo.

Como fazer o chá de canela

Preparar o chá de canela é muito simples e basta seguir as instruções. Contudo, é recomendável usar a canela em pau ou em cascas, já que o pó de canela pode ser pouco eficaz. Se preferir em pó é recomendável moer em casa e utilizar em seguida para garantir as propriedades. Veja como preparar.

Ingredientes

  • 1 pau de canela
  • 1 xícara de água (250ml)

Modo de preparo

Leve a água com a canela para o fogo e deixe ferver durante 5 minutos. Desligue o fogo, tampe e espere amornar. Depois, já está pronto para o consumo.

O chá de canela pode ser preparado com outros ingredientes, como gengibre, para estimular ainda mais o metabolismo. Também harmoniza bem com o sabor da laranja, do cravo e do cardamomo para uma experiência mais saborosa.

+ Chá de laranja

Contraindicações e efeitos colaterais

O chá de canela apresenta diversos benefícios, porém também apresenta contraindicações e efeitos colaterais. Gestantes não devem consumir o chá de canela, pois tem efeito abortivo. O chá também não deve ser consumido se há a suspeita de gravidez. Pessoas com problemas graves no fígado devem evitar o tipo canela Cassia, já que as cumarinas podem prejudicar este órgão. O chá de canela também pode aumentar a pressão arterial e por isso, não é recomendável para quem tem a pressão alta.

Quando consumido em excesso pode atacar o fígado, além de causar outras reações como alergias, tontura e náuseas. Não é recomendável consumir mais que 3 xícaras ao dia pelo período superior a 7 dias. Tome com moderação e intercale com outros chás.

O que acontece se tomar chá de canela na gravidez?

O chá de canela tem um efeito abortivo considerável, pois estimula o útero e pode causar um aborto espontâneo. Mas também pode causar sangramentos, contrações, náuseas, entre outros sintomas. Na gravidez, o chá de canela pode trazer danos para a gestante e para o bebê. Não deve ser consumido em hipótese alguma.

O chá de canela tem muitos benefícios, mas também apresenta alguns riscos para a saúde. Tenha moderação no consumo para garantir os benefícios. Confira também as propriedades do chá de gengibre, outro chá que acelera o metabolismo.

FONTE: eCycle

Dicas Delas

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

2 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

11 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

11 meses atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

11 meses atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

11 meses atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

12 meses atrás

Este site utiliza Cookies