Saúde

Conheça 13 benefícios do óleo de coco para a saúde

O óleo de coco é um daqueles alimentos que ao serem consumidos trazem, além do sabor, diversos benefícios para a saúde. A composição do óleo de coco é rica em gorduras saudáveis, os ácidos graxos de cadeia média. É um óleo excelente para cozinhar, pois seu ponto de queima é de 260 graus, muito superior a outros óleos. Então, conheça 13 benefícios do óleo de coco e veja porque você deveria inserir em sua alimentação.

Composição do óleo de coco

Foto: Canva Pro

Os benefícios do óleo de coco se dão por conta de sua composição. Esse óleo é rico em gorduras saudáveis, também chamadas de ácidos graxos de cadeia média. Os principais componentes do óleo de coco são: ácido caprílico, ácido láurico e ácido cáprico, somando 62% da composição total do óleo. 91% da gordura no óleo de coco é uma gordura saturada ótima para a saúde. Lembrando que para se obter os benefícios para a saúde é preciso que ele seja extraído a frio e não refinado. Para que o óleo de coco contenha essa composição, consulte sempre as informações no rótulo.

A seguir, conheça 20 benefícios do óleo de coco para a saúde.

1. Hidrata a pele e alivia a irritação cutânea

Sua composição rica em gorduras saudáveis é emoliente e auxilia no tratamento de irritações cutâneas e dermatites. O produto pode ser utilizado para substituir hidratantes convencionais e assim, ser uma opção natural de hidratação. Se você tem problema com fragrâncias, corantes e demais produtos químicos da indústria cosmética, o óleo de coco pode ser uma boa opção. Ele também se mostrou eficaz no tratamento de eczemas.

É um ótimo hidratante para a região dos pés, basta aplicar antes de dormir e vestir. meias. Seus pés vão acordar lindos e macios no dia seguinte. Ele também pode ser utilizado por hidratante para as cutículas antes de esmaltar as unhas. O óleo de coco como hidratante só não é recomendado para quem tem a pele muito oleosa, pois pode obstruir os poros.

2. É antibacteriano

O óleo de coco ajuda a combater infecções por ser antibacteriano. O ácido láurico presente em grande quantidade no óleo de coco auxilia a parar o crescimento da bactéria intestinal Clostridium difficile, responsável por causar desconfortos intestinais e diarréia severa. As propriedades do óleo de coco são eficazes no combate de diversos outros microorganismos maléficos para a saúde.

3. Acelera o metabolismo

Os ácidos graxos que fazem parte da composição do óleo de coco são rapidamente absorvidos pelo metabolismo. Isso porque o ácido láurico é termogênico e aumenta a capacidade de metabolização do organismo. Ao acelerar o metabolismo, o óleo de coco aumenta a quantidade de calorias gastas. Em torno de 15e 30 gramas do óleo aumentam o gasto de calorias em cerca de 120 calorias em um período 24 horas. Então, o óleo de coco é um grande aliado no processo de emagrecimento saudável.

4. Aguenta altas temperaturas

Um dos maiores problemas dos óleos na cozinha é que quando expostos a altas temperaturas liberam componentes tóxicos ao organismo. Mas o óleo de coco é uma das melhores opções para as altas temperaturas, já que mais de 90% de sua composição é de gorduras saturadas. Seu ponto de queima é de 260 graus, o que o torna um dos óleos mais versáteis para grelhar, refogar, assar e até mesmo fritar.

5. Aliado da saúde bucal

Suas propriedades antimicrobianas também beneficiam a saúde bucal. O óleo de coco é eficiente contra a Streptococcus mutans, uma bactéria responsável pelo surgimento de cáries dentárias. Ele também é eficaz contra inflamações da gengiva e as bactérias que causam placas dentárias. Pode ser utilizado como antisséptico bucal, sempre após a escovação.

6. Bom para o cérebro

As gorduras de cadeia média, quando metabolizadas pelo organismo se transformam em cetonas. Desta forma, elas podem atuar como fonte de energia para o cérebro, melhorando a cognição mental. Há estudos que avaliam os benefícios do óleo de coco para a saúde cerebral, incluindo no tratamento da epilepsia e da doença de Alzheimer. Contudo, ainda não há resultados e mais estudos são necessários para a comprovação.

7. Aumenta o colesterol bom

Por ser uma gordura saudável, o óleo de coco colabora para o aumento dos níveis do colesterol HDL, conhecido popularmente como o colesterol bom. Enquanto o consumo de óleos refinados como o óleo de soja diminuem esse colesterol, o óleo de coco e o azeite de oliva são capazes de aumentar os índices. Os níveis saudáveis de colesterol HDL previnem doenças cardíacas e a eliminação de gorduras do organismo.

8. Reduz a gordura da barriga

Assim como o óleo de coco ajuda a aumentar o colesterol bom, ele também é benéfico para diminuir a circunferência da cintura. Esse tipo de gordura está ligado ao aumento de riscos de saúde, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Um dos benefícios do óleo de coco para a saúde é aumentar o gasto calórico, possui efeito termogênico e assim, auxilia no processo de perda da gordura visceral.

9. Traz saciedade

Outro dos benefícios do óleo de coco para a saúde e emagrecimento é a sensação de saciedade. Por ser um óleo com triglicerídeos de cadeia média, quando consumida uma pequena quantidade por dia a sensação de fome diminui. Isso leva a redução espontânea da quantidade de calorias ingeridas no dia, o que colabora com o processo de emagrecimento com saúde.

10. Aliado contra a candidíase

A Cândida albicans é um fungo responsável pela candidíase, infecção que acomete a vagina e a boca. Esse fungo se desenvolve naturalmente em regiões quentes e úmidas, sendo mais recorrente nas mulheres. O óleo de coco possui propriedades antifúngicas e é um grande aliado no tratamento da infecção. Contudo, não substitui os tratamentos convencionais e deve ser utilizado com orientação ginecológica.

11. Efeito anti-inflamatório

Uma dieta balanceada e saudável com o consumo do óleo de coco  é responsável por diminuir o estresse oxidativo. Essa condição ocorre pela rotina exaustiva, poucas horas de sono, consumo de bebidas alcoólicas, entre outros hábitos ruins. O estresse oxidativo é uma das maiores causas de condições como o stress, ansiedade, cansaço, dores de cabeça, envelhecimento precoce e diversas doenças. Ao diminuir a condição é possível prevenir todos esses problemas, além de aumentar a longevidade com saúde.

12. Traz saúde aos cabelos

Além dos benefícios do óleo de coco para a saúde do organismo, ele também atua na saúde dos cabelos. O óleo de coco protege os fios contra a perda de proteína e pode ser utilizado na umectação capilar ou antes de passar o shampoo. O ácido láurico presente no óleo de coco é capaz de penetrar na fibra do cabelo, o que outros óleos não conseguem. O tratamento é de dentro para fora. Mas atenção, ele não deve ser passado no couro cabeludo, especial nos cabelos oleosos.

13. Excelente desodorante natural

Muitas pessoas evitam os desodorantes convencionais pela presença do alumínio na composição. Ao procurar as opções naturais, o óleo de coco aparece como uma ótima alternativa. Já listamos diversas receitas de desodorante natural e algumas delas levam o óleo de coco, por conta de suas propriedades antimicrobianas. Ao reduzir os microorganismos da região das axilas, o óelo de coco evita também o odor na região.

Contraindicações e efeitos colaterais

Apesar de ser um alimento com baixa possibilidade de causar alergia, é preciso ter atenção aos sinais. Se notar qualquer efeito adverso, descontinue o uso e procure ajuda médica. O consumo em excesso é o maior responsável pelos efeitos colaterais que incluem desconforto abdominal e diarréia. Apesar dos benefícios, o óleo de coco não substitui medicamentos e a orientação médica. Em caso de dúvidas, procure orientação.

FONTE: Dr. Juliano Pimentel

Dicas Delas

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

2 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

12 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

12 meses atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

12 meses atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

12 meses atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

1 ano atrás

Este site utiliza Cookies