Saúde

Benefícios da boa postura: 7 maravilhas que a coluna pode fazer por você

Todo mundo sabe que uma boa postura é capaz de trazer benefícios para a saúde. O que muita gente não sabe é que para muito além de prevenir dores e deixar a aparência mais harmônica, uma boa postura pode fazer verdadeiras maravilhas pela sua saúde. Por isso, o Dicas Delas trouxe uma seleção de 7 benefícios incríveis que a boa postura pode trazer. Além disso, trouxemos dicas de como melhorar a sua postura no dia a dia.

1. Melhora a respiração

Foto: Canva Pro

Quando a sua postura está curvada, seus órgãos internos são comprimidos, o que dificulta o livre fluxo de ar. Já quando você presta atenção à sua postura, tende a aumentar o consumo de oxigênio em até 30%. E não para por aí, já que com mais oxigênio, é possível melhorar diversas funções. O cérebro, por exemplo, é um órgão que possui alta demanda de oxigênio e quando a respiração é afetada, a função cerebral também pode sofrer. Assim, ao manter a boa postura, a respiração é facilitada e seu cérebro recebe mais oxigênio. Afinal, a respiração é o principal fator para a boa oxigenação do sangue e do cérebro. Um dos principais benefícios da boa postura é justamente facilitar a respiração.

2. Reduz o estresse

Isso mesmo, se sentar corretamente pode melhorar seu quadro emocional. Isso porque com o cérebro mais oxigenado, o seu humor tende a melhor consideravelmente. A respiração está completamente ligada à saúde cerebral, então, facilitando este processo você tem mais clareza nos pensamentos. Tudo isso colabora a ter mais produtividade, menos stress, diminuição da ansiedade e uma melhora no quadro depressivo. A boa postura está completamente associada à boa saúde cerebral. Viu só como a boa respiração é um dos mais importantes benefícios da boa postura?

3. Previne dores crônicas

Foto: Canva Pro

Sofre com dores crônicas? Especialmente se você trabalha o dia todo na mesma posição deve notar que a má postura tende a piorar o quadro. Quando você se curva em posturas incorretas, as dores surgem porque os músculos não estão em sua posição natural. Com isso, esse tecido tão importante para a sustentação do corpo sofre pequenas lesões, o que causa as temidas dores de má postura. A longo prazo, a má postura pode causar dores crônicas, ou seja, dores constantes que não desaparecem facilmente. Utilize equipamentos corretos para apoiar o seu corpo durante a permanência nas posturas para evitar dores.

4. Melhora a circulação

Entre os benefícios da boa postura, precisamos destacar também a melhora na circulação sanguínea. Você certamente já sentiu alguma parte do seu corpo formigar, certo? Geralmente, essa sensação ocorre após a permanência em uma má postura, em que a circulação é interrompida. Imagine uma mangueira, quando há uma dobra, isso impossibilita o fluxo de água. O mesmo acontece com o nosso sistema circulatório, há posturas que impedem o fluxo sanguíneo, enquanto outras facilitam. A má postura interfere no fluxo sanguíneo, resultado em inchaço, dores, dificuldade de oxigenação, além de piorar problemas de saúde relacionados ao sistema circulatório. Já tem problemas de circulação? Então cuide da postura para não agravar o quadro!

5. Transmite confiança e poder pessoal

Veja a diferença entre a boa e má postura. O que as imagens te transmite? (Foto: Canva Pro)

 

Para muito além dos benefícios para o corpo, manter uma boa postura pode te deixar mais confiante. Isso porque a nossa linguagem corporal diz muito sobre como estamos naquele momento. Assim, se você está com os ombros baixos, o corpo inclinado e os braços encolhidos, essa imagem transmite falta de confiança e medo. Enquanto a coluna ereta, com braços retos ao redor do corpo e cabeça alinhada transmitem uma imagem de plena confiança. Assim, melhorar a sua postura pode te oferecer mais confiança ao apresentar trabalhos ou fazer falas para outras pessoas. Com segurança, seu desempenho será muito melhor, não é mesmo? Experimente e sinta a diferença.

6. Auxilia o funcionamento muscular

Os músculos são importantes tecidos corporais que revestem os ossos e são responsáveis pela nossa postura. Contudo, quando não os utilizamos e mantemos uma postura encolhida, eles podem atrofiar e deixar de funcionar como deveriam. Por outro lado, quando são forçados, quando há uma postura com extensão por muito tempo, o resultado são dores terríveis. Torcicolos, dores nas costas e articulações podem ser resultado de distensão muscular. Manter uma postura ereta e confortável te ajuda a manter os músculos funcionando sem excessos. Mas a prática deve ser aliada aos exercícios físicos para melhores resultados musculares.

7. Previne lesões

Dores nas costas, punhos, pescoço, entre outras regiões não são os únicos problemas causados pela má postura. Entre os benefícios da boa postura podemos sim destacar a prevenção de dores, mas se sentar corretamente previne uma série de lesões. Síndrome de túnel do carpo, tendinite, bursite, entre outros tipos de lesões podem ser prevenidas pela boa postura. Mesmo em quadros já existentes, a boa postura evite dores mais agudas e diminui o tempo das crises.

Mas o que fazer para ter uma boa postura?

Tudo bem, todos nós sabemos que a boa postura pode ter esses benefícios e vários outros. Contudo, nem sempre conseguimos nos manter com a postura correta o dia todo. Até mesmo para dormir é preciso se atentar com a sua postura. Por isso, trouxemos algumas dicas para melhorar a sua postura, confira.

  • Observe sua postura ao longo do dia: no início, a melhor forma de ter uma boa postura é se observar durante o dia todo. Não apenas durante o trabalho, mas em qualquer momento do seu dia. Nada de se esparramar no sofá ou na cama assistindo série. Sente-se e deite-se confortavelmente e com a coluna reta.
  • Evite carregar pesos: tem o costume de carregar uma mochila ou bolsa pesada todos os dias? Isso porque estar acabando com a sua postura! Evite carregar mais do que 10% do seu peso corporal. Ou seja, se você pesa 70kg, sua bolsa ou mochila não deve pesar mais do que 7Kg.
  • Invista em uma boa cadeira: para quem trabalha em escritório, não tem jeito, é preciso ter uma boa cadeira. Não apenas uma cadeira de boa qualidade, mas itens de ergonomia, como apoios para os braços e pés. Lembre-se, sua coluna deve estar totalmente apoiada no encosto da cadeira e os pés inteiros apoiados.
  • Faça exercícios de alongamento e fortalecimento da coluna: os exercícios para a coluna são excelentes formas de fortalecer a musculatura, para que sua postura seja correta. Invista em yoga, pilates, musculação, entre outros exercícios para cuidar da postura.
  • Escolha uma postura correta para dormir: isso mesmo, até dormindo você precisa cuidar da sua coluna. Para isso, a melhor postura para dormir é de lado, com apoio entre as pernas e braços. Utilize almofadas ou um travesseiro como apoio. Já a cabeça deve estar em um ângulo de 90 graus no travesseiro.

+ Pranayama: o que é e como fazer exercícios de respiração

FONTES: Exame, Biosom, Época Negócios, Alert e Steal The Look.

Dicas Delas

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

2 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

12 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

12 meses atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

12 meses atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

12 meses atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

1 ano atrás

Este site utiliza Cookies