15 melhores novelas da Globo de todos os tempos

Relembre as histórias marcantes de novelas antigas e recentes, além de saber quais delas estão disponíveis para assistir no Globoplay

As novelas fazem parte da cultura brasileira há muitos anos e certamente você se lembra de alguma que marcou a sua vida. De novelas que foram censuradas, até as mais recentes com temas atuais, todas elas têm algo incrível para nos mostrar. Por isso, selecionamos as melhores novelas da Globo para você que desejar começar a ver uma. Ou então, que tal rever algum clássico?

As novelas selecionadas foram escolhidas de acordo com a audiência, além de estarem no Globoplay. Então relembre clássicos e escolha quais você deseja assistir (ou rever).

Melhores novelas da Globo antigas

Começamos com as novelas clássicas, aquelas que foram transmitidas originalmente nas décadas de 70 e 80. Naquele período, sem internet e muitas vezes até sem TV, assistir novelas costumava ser um evento na vizinhança. Então, veja quais delas marcam as maiores audiências de todos os tempos.

1. Roque Santeiro

melhores novelas da globo
Foto: divulgação/ Globo

Roque Santeiro é a telenovela com a maior audiência de todos os tempos, marcando 74 pontos de audiência, sendo que seu último capítulo marcou 96 pontos, com picos de 100! A trama se passa em Asa Branca, uma fictícia cidade que retrata realidades diferentes do Brasil. Roque (José Wilker) retorna à cidade após ter sido considerado morto. Na cidade, todos acreditam nos milagres do artesão que produz imagens de santos. A novela foi exibida entre 1985 e 1986 e recentemente estreou no catálogo da Globoplay.

2. Rainha da Sucata – melhores novelas da Globo

melhores novelas da globo 2
Foto: divulgação/ Globo

A trama é ambientadas em São Paulo e retrata o universo dos novos ricos da cidade, juntamente com a decadente elite paulistana e foi exibida em 1990. O enredo da novela é cômico e focado em duas personagens principais: a emergente Maria do Carmo e socialite em falência Laurinha Albuquerque Figuero. A novela manteve 61 pontos de audiência, estando na lista das 10 novelas mais assistidas de todos os tempos.

3. O Salvador da Pátria

melhores novelas da globo 3
Foto: divulgação/ Globo

Exibida em 1989, a novela manteve 62 pontos de audiência. A história da novela se passa em duas cidades fictícias, a próspera Ouro Verde e a humilde Tangará. O  poderoso deputado Severo Toledo Blanco, para abafar rumores de sua infidelidade, decide casar sua amante com o modesto Sassá Mutema, que vive de colheita de laranjas. A história da relação extra-conjugal chega aos ouvidos do radialista Juca Pirama, que passa a expôr o caso.

4. Pai Herói

melhores novelas da globo 4
Foto: divulgação/ Globo

A novela foi transmitida em 1979 e conta com 61 pontos de audiência durante a exibição. Na trama, André Cajarana é tirado do orfanato pelo avô paterno e passa a viver em Minas Gerais. Durante sua criação, gera a ilusão de que seu pai era um grande homem. Mas após a morte do avô, André sai em busca de sua própria identidade e tenta reconstruir a história de seu pai, tentando inocentá-lo de diversos crimes.

5. Renascer

A audiência geral da novela transmitida em 1993 foi de 60 pontos. A novela se passa na Bahia e conta a saga de José Inocêncio, um fazendeiro de cacau. O fazendeiro se casa com Maria Santa e se torna pai de quatro filhos, sendo que durante o parto do caçula, Maria Santa morre. O relacionamento de José e seu filho é conturbado, pois carrega a morte da esposa. Esse conflito conduz o enredo.

Melhores novelas da Globo disponíveis no Globoplay

Agora, se você deseja não apenas relembras histórias de novelas, mas também assistir algumas delas, que tal conferir essa lista? Selecionamos novelas icônicas e que estão disponíveis para você maratonar quando quiser. Confira.

6. Tieta

melhores novelas da globo 5
Foto: divulgação/ Globo

Tieta possui a segunda maior audiência em novela de todos os tempos, marcando uma média de 71 pontos, sendo que os últimos capítulos chegaram a 78 pontos. A icônica novela é estrelada por Betty Faria, que interpreta Tieta. A personagem retorna para Santana do Agreste, local de onde foi escorraçada pelo pai e irmã durante sua adolescência, por seu comportamento liberal. Ao retornar, Tieta é rica e poderosa e está disposta a se vingar da hipocrisia da cidade. Imperdível!

7. Top Model

melhores novelas da globo 6
Foto: divulgação/ Globo

Exibida em 1989, a novela tem uma média de 64 pontos de audiência. O enredo conta a história de Duda, uma supermodelo convidada a desfilar para a grife Covery, gerida pelos irmãos Alex e Gaspar. Gaspar é um ex-hippie que tem cinco filhos e os cria sozinhos, após as mulheres o abandonarem. Já Alex está mais preocupado com o trabalho, mas acaba se apaixonando por Duda. Duda, por sua vez, é apaixonada por Lucas, um paulista que está no Rio de Janeiro fugindo da polícia. Além disso, Lucas procura pelo seu pai, sem saber que ele pode ser Alex ou Gaspar.

8. Mulheres de Areia – melhores novelas da Globo

melhores novelas da globo 7
Foto: reprodução/ Globo

Exibida em 1993, a novela manteve 50 pontos de audiência o que para época foi acima do esperado, sendo um grande sucesso. A trama conta a história das irmãs gêmeas Ruth e Raquel, interpretadas por Glória Pires. Apesar de idênticas, as gêmeas são muito diferentes, sendo que Raquel é uma vilã que faz de tudo para se dar bem, inclusive aceita dinheiro para prejudicar sua própria irmã.

9. Por Amor

melhores novelas da globo 8
Foto: divulgação/ Globo

Exibida entre 1997 e 1998, a média de audiência da novela foi de 58 pontos, com picos de 63, sendo considerada um grande sucesso. A trama conta a história de uma verdadeira amizade vivida entre mãe e filha, que são interpretadas por Regina Duarte (Helena) e sua filha Gabriela Duarte (Maria Eduarda). Maria Eduarda se casa com seu grande amor Marcelo, mas o casal é atormentado pela ex-namorada dele, Laura. Maria Eduarda e Helena engravidam na mesma época e dão à luz no mesmo dia, mas o bebê de Maria Eduarda morre e Helena troca os dois na maternidade. Até onde você iria por amor?

10. Laços de Família – melhores novelas da Globo

melhores novelas da Globo
Foto: divulgação/ Globo

Exibida entre 2000 e 2001, a trama conta a história de Helena, uma mulher de 44 que sofre um acidente de carro às vésperas da virada do milênio. Após o acidente, Helena se envolve com Edu, um rapaz de 26 anos, o que desperta uma grande polêmica pela diferença de idade. No entanto, com o passar do tempo, Camila, que é filha de Helena e Edu descobrem que estão apaixonados. A novela registrou uma média de 45 pontos de audiência, com picos de 52.

Melhores novelas da Globo desde 2000

Quem disse que clássicos são apenas as novelas muito antigas? As novelas feitas desde os anos 2000 também se tornaram grandes sucessos de audiência e apresentam histórias emocionantes para o público. Confira as melhores novelas da Globo desde 2000 de acordo com a audiência.

11. O Clone

melhores novelas da Globo
Foto: divulgação/ Globo

O Clone é uma das novelas mais icônicas de todos os tempos e foi exibida entre 2001 e 2002. A trama principal é o romance proibido entre Jade, uma jovem muçulmana e Lucas. Contudo, a novela chama a atenção por retratar temas complexos como a dependência química, a clonagem humana, além de retrata as diferenças culturais. A audiência da novela manteve uma média de 56 pontos, com picos de 65, próximo ao seu final. Está disponível no Globoplay.

12. Mulheres Apaixonadas

melhores novelas da globo 11
Foto: divulgação/ Globo

Exibida em 2003, a novela contou com uma audiência média de 45 pontos, com picos de 52 e está disponível no Globoplay. A história gira em torno do cotidiano de algumas mulheres e seus relacionamentos, além de abordar temas complexos como o alcoolismo, violência contra a mulher e diversidade sexual. Durante a novela foi aprovado o Estatuto do Idoso, muito incentivado pela pressão pública, graças as cenas de maus tratos transmitidas pela novela.

13. Senhora do Destino

A novela manteve 52 pontos de audiência, chegando em picos de 55 durante sua exibição entre 2004 e 2005. A novela está disponível no Globoplay e conta a história de Maria do Carmo, uma retirante nordestina que ganha a vida com uma loja de construções no Rio de Janeiro. Contudo, ela possui uma ferida aberta, o rapto de sua filha Lindalva quando era bebê. Nazaré Tedesco, a vilã, fará de tudo para não perder o amor da filha que raptou.

melhores novelas da globo 12
Foto: divulgação/ Globo

14. Celebridade – melhores novelas da Globo

melhores novelas da globo 13
Foto: divulgação/ Globo

A novela manteve uma média de 50 pontos de audiência, chegando a ter um recorde de 58 pontos, quando foi exibida a famosa cena de briga entre Maria Clara e Laura. Exibida entre 2003 e 2004, a novela conta a história da ex-modelo Maria Clara, que tem como assistente a vilã Laura, sedenta por vingança.

15. Avenida Brasil – melhores novelas da Globo

melhores novelas da Globo
Foto: divulgação/ Globo

Por fim, temos uma das novelas icônicas mais recentes. Avenida Brasil foi exibida em 2012 manteve uma média de 52 pontos de audiência, o que é considerado um super sucesso para a época. No último capítulo, a novela chegou a marcar 65 pontos de audiência em alguns estados. O enredo conta a história de Carminha, uma mulher ambiciosa e maldosa que aplica golpes. Anos depois, Nina volta e resolve se vingar de Carminha.

Com essa lista de melhores novelas da Globo certamente você vai conseguir escolher algumas para maratonar ou relembrar. Confira também melhores séries Amazon Prime.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.