O que significa Ajayô – saudação utilizada por Carlinhos Brown

A expressão é uma saudação a Oxalá e possui outros significados ligados aos preceitos do Candomblé

Ajayô! É um grito de guerra popularizado em todo o Brasil pela voz do cantor Carlinhos Brown. Além disso, a palavra também é bastante conhecida no Carnaval brasileiro, por isso, muita gente já deve ter ouvido ou falado enquanto celebrava a data. Especialmente na Bahia, os blocos carnavalescos que seguem os preceitos do Candomblé utilizam bastante o termo. Portanto, se você tem curiosidade para saber o que significa Ajayô, confira a seguir.

O que significa Ajayô?

Ajayô é uma expressão com origem africana que significa sopro de saudação a Oxalá. É frequentemente falada com o sentido semelhante à expressão “se Deus quiser” ou “tomara” e é usada para fazer uma saudação a alguém.

Segundo o próprio Carlinhos Brown em uma entrevista para a Jovem Pan, o termo curto significa prosperidade, paz, um bom final e muito obrigado. Além disso, é uma forma de agradecer pela finalização positiva de algo. A saudação é feita para agradecer a Oxalá, por isso, não é uma expressão que se deve dizer à toa. O termo Ajayô já é dito no Brasil há aproximadamente 70 anos, muito popular entre os religiosos do Candomblé.

Como a expressão surgiu e se popularizou

Foto do trio elétrico do bloco baiano Filhos de Gandhy
A expressão surgiu com o bloco carnavalesco Filhos de Gandhy | (Foto: reprodução)

 

Apesar de ser inspirada no idioma lorubá, a palavra não existe originalmente no idioma. Foi inspirada em outra palavra “Ajoyê” e é um neologismo que só existe no Brasil. Entretanto, o termo é repleto de significados religiosos para quem vive os preceitos candoblecistas. A palavra “Ajoyê”, na qual o termo Ajayô foi inspirado, significa “zeladora dos orixás”. Portanto, isso explica porque Ajoyê também é utilizada como uma saudação aos orixás.

Para além do cantor Carlinhos Brown, o bloco de Carnaval Filhos de Gandhy é responsável pela popularização da expressão. Há aproximadamente 70 anos, com o surgimento deste bloco, a palavra começou a ser utilizada. Em 1949 esse bloco baiano surgiu, mas apenas em 1951  passou a ser um bloco afoxé, quando passou a tocar músicas africanas e adotou o Candomblé como sua religião oficial. Durante a passagem do bloco pelas ruas de Salvador os cantores girtam Ajayô três vezes e a palavra é repetida pelos foliões.

Desde então, Ajayô é um termo gritado durante a celebração do Carnaval baiano nas ruas, que neste contexto significa o desejo de que as pessoas se divirtam sem violência. Mas outro cantor, Gilberto Gil, também utilizou bastante a saudação em suas apresentações. Portanto, a palavra já era bem conhecida mesmo antes de Carlinhos Brown utilizar no The Voice.

É uma palavra utilizada como saudação e que é repleta de significado para os praticantes do Candomblé e não deve ser utilizada à toa. Gostou de conhecer o significado? Então leia também sobre o banho de louro e aprenda o significado espiritual desta erva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.