Categorias: Maternidade

Como dar banho em recém-nascido passo a passo

Você passou 9 meses gerando uma vida, que acabou de chegar neste mundo. Tudo é novo, principalmente se você é mãe de primeira viagem e nestes casos há muitas dúvidas. O primeiro banho do bebê em casa é um desses momentos, em que é comum ter um pouco de receio, já que o bebê ainda é muito frágil. Por isso, selecionamos algumas dicas de como dar banho em recém-nascido para ter mais segurança, confira!

Conte com ajuda de alguém

A mãe amamenta o tempo todo, acabou de passar pelo parto e é comum que se sinta sem energia. Portanto, é preciso que o pai ou algum outro familiar se prontifique nestes momentos. O banho do recém-nascido também é uma oportunidade para o pai estreitar seus laços e vínculos afetivos com o bebê. É importante que a mãe não esteja desamparada.

O que é necessário?

(Foto: Pexels)

Nos primeiros dias, apenas água morna é necessária. No entanto, é possível utilizar shampoo e sabonete, desde que sejam específicos para os bebês. Você também vai precisar de uma fralda ou cueiro fino para enrolar o corpinho do bebê. A água precisa estar bem quentinha, mas que não machuque a pele do recém-nascido. Para testar, utilize um termômetro ou as costas da mão para sentir a temperatura.

Você também vai precisar manter o ambiente bem aquecido, sem correntes de ar, ventiladores ou ar-condicionado. É ideal que o ambiente não esteja abaixo dos 24 graus. Feche bem as janelas e nos dias mais frios, se for possível, utilize um aquecedor. É muito importante que o bebê se sinta protegido e aquecido. É comum que os recém-nascidos chorem ou reclamem um pouco quando se sentem desprotegidos, por isso é tão importante que fiquem enrolados e aquecidos.

Passo a passo em vídeo

O banho do recém-nascido pode causar muitas dúvidas e receios, especialmente nos primeiros dias. Por isso, é importante que a mãe tenha ajuda ao menos nestes dias. Depois, com mais segurança, já é possível conseguir sozinha. Selecionamos este passo a passo em vídeo de como dar banho em recém-nascido, confira!

  1. Comece deixando tudo pronto antes de pegar seu bebê, isso vai facilitar o processo;
  2. A água deve estar em temperatura entre 36 e 37 graus. Você pode utilizar  um termômetro ou as costas da mão para sentir se a água está quentinha o suficiente para o recém-nascido;
  3. Deixe separado tudo que vai utilizar: a fralda, troca de roupa, cotonete para secar a orelha, pomada e o que mais for utilizar;
  4. Comece a tirar a roupinha do bebê com delicadeza, para que o bebê permaneça tranquilo, segurando os bracinhos;
  5. Mantenha com a fralda e enrole o neném em uma fralda ou cueiro fino, deixando apenas a cabeça para fora;
  6. Segure o recém-nascido na lateral e comece a lavar o rosto e depois a cabeça. Utilize apenas água no rosto, mas na cabeça pode utilizar shampoo se desejar e uma fralda ou gaze para ajudar;
  7. Tape as orelhas do bebê com os dedos para não cair água e enxágue;
  8. Seque delicadamente com uma toalha bem macia;
  9. Agora, retire a fralda do bebê, mas mantenha embrulhado no cueiro;
  10. Comece colocando os pés do bebê e em seguida o corpo todo, mantendo o cueiro para o bebê se sentir protegido e relaxado;
  11. Utilize uma toalhinha ou gaze, ensaboe com pouco produto e vá fazendo movimentos delicados por todo corpo do bebê, tenha atenção às dobrinhas;
  12. Retire o pano que está enrolando o bebê, vire de costas para cima e repita o procedimento;
  13. Terminado o banho, retire o bebê da banheira com cuidado, colocando a toalha para secar;
  14. Apoie o bebê em uma superfície para conseguir secar melhor, com mais segurança para os movimentos;
  15. Seque a orelha apenas por fora com o cotonete ou uma toalhinha, apenas por fora, com bastante cuidado;
  16. Seque bem rápido todas as dobrinhas, para que o bebê não fique com frio;
  17. Coloque a fralda e a roupa e está pronto!

O banho do recém-nascido não precisa ser longo, pois não há muito o que lavar, já que eles quase não se sujam. Mas esse também pode ser um momento para relaxar, para fortalecer o vínculo entre os entes queridos e o bebê. Se o neném estiver confortável e curtindo o banho, estenda um pouco este momento, deixe que ele aproveite.

Como cuidar do umbigo?

Outra questão relacionada aos cuidados com o recém-nascido é o umbigo. É fundamental manter a região sempre limpa, já que a falta de higiene é o que causa a maior parte das infecções. A cada troca de fraldas e a cada banho, higienize também o umbigo. Use um cotonete embebido em álcool 70 apenas na região umbilical. E nada de colocar cinteiro ou moeda no umbigo para evitar que fique estufado, não há nenhuma comprovação de que isso funcione.

Viu só como dar banho em recém-nascido pode ser um momento tranquilo? Atente-se aos passos e tenha um momento cheio de conforto e alegria ao lado do seu bebê. Solucione também suas dúvidas sobre cólica em recém-nascido.

Dicas Delas

Compartilhe
Publicado por
Dicas Delas

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

2 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

11 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

11 meses atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

11 meses atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

11 meses atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

12 meses atrás

Este site utiliza Cookies