Decoração

Festa Junina em casa: 10 coisas que não podem faltar

A Festa Junina é uma grande tradição em todo o Brasil e é aguardada durante o ano todo. Seja pelas comidas, por se vestir à caráter ou apenas pelo clima de Festa Junina, não podemos negar o quanto ela é amada. Mas você sabia que é muito simples fazer uma Festa Junina em casa? Se você quer fazer, mas não sabe por onde começar, veja essas 10 dias do que não pode faltar na sua.

Decoração

(Foto: reprodução/Pinterest)

A decoração é o carro chefe da Festa Junina em casa e o que a diferencia de outras festas. Seus convidados precisam chegar e já perceber do que se trata. Por isso, é importante caprichar, arrumar as mesas, pendurar bandeirinhas e se possível, fazer a tradicional fogueira. Mas não é preciso fazer algo muito exagerado, pois apenas com tecidos xadrez, chita, chapéu de palha, entre outros, dão conta do recado. Que tal conferir o que tem nas lojinhas da sua cidade? Certamente você vai encontrar opções incríveis.

Decoração simples

(Foto: reprodução/Pinterest)

A decoração simples é feita com retalhos de chita ou xadrez ou então, com TNT que lembrem o clima de Festa Junina. Aqui o segredo é apostar no DIY e fazer você mesma para economizar de forma criativa. Solte a criatividade e decore pratos, utilize as comidas típicas para decorar e aposte em itens recicláveis, como as garrafas PET. Sem gastar muito, simples, mas uma decoração incrivelmente criativa.

Decoração chique

(Foto: reprodução/Pinterest)

Já a Festa Junina em casa com decoração chique pode apostar em alugar móveis e comprar itens de decoração prontos. As flores naturais também pode aparecer e também é possível contratar uma empresa especializada. As empresas de festas já oferecem itens de decoração completa para sua Festa Junina em casa ser um arraso! É a opção ideal para quem tem um orçamento maior e pouca disponibilidade de tempo.

2. Música para São João em casa

Para as músicas, há duas opções: música ao vivo ou reproduzida. Para a música ao vivo é possível contratar alguém, ou ainda, apostar em algum membro da família que tenha este talento. Uma dupla com violão e sanfona é a cara da Festa Junina em casa. Se escolher reproduzir músicas, pesquise playlists no Spotify ou Youtube.

3. Brincadeiras

(Foto: reprodução/Pinterest)

As brincadeiras vão deixar sua Festa Junina em casa ainda mais divertida. Não é preciso ser nada muito elaborado ou ensaiado, pois é possível improvisar com o que tem em casa. As prendas (prêmios) podem ser docinhos, brinquedos para as crianças e o que mais você desejar. O que conta aqui é a diversão.

  • Quadrilha: a quadrilha é o ponto alto da festa junina, não é mesmo? Mas não é preciso que seja muito ensaiada, pois o intuito é se divertir. Escolha alguém para narrar, forme os casais e a festa está pronta!
  • Bingo: compre cartelas ou utilize apps de celular. Os prêmios podem ser itens simples.
  • Pescaria: improvise com uma bacia grande, piscina de criança ou caixa d’água. As crianças vão amar!
  • Acerte o alvo: garrafas PET pintadas e cheias com areia podem ficar em uma prateleira e utilizar algo com peso para derrubar. Quem derrubar todas ganha um prêmio. Também é possível fazer com argolas.
  • Pegue a maçã: encha uma bacia grande com água e coloque maçãs. Quem conseguir pegar com a boca com menos tempo, ganha um prêmio.

4. Traje típico de festa junina

(Foto: reprodução/Pinterest)

Quando fizer o convite para sua Festa Junina em casa já coloque que é para ir com traje típico! Isso porque quando as pessoas estão vestidas à caráter o clima de Festa Junina é ainda mais fervoroso.

Mas não precisa ser nada muito elaborado. Um vestido de chita ou xadrez, ou ainda, um conjuntinho de saia e cropped para versões mais modernas.

Também há opções mais básicas como a tradicional camisa xadrez que já dá conta do recado. As fitas de cetim também podem compor os detalhes do look.

5. Make junina

(Foto: reprodução/Pinterest)

Depois dos trajes típicos caipiras, outra forma de entrar no clima da festa é apostar na maquiagem junina. Pintinhas, bastante blush e talvez até um dente pintado de preto para se caracterizar de caipira. Além da make, o cabelo pode ser estilizado com dois rabinhos, tranças e complementar com o tradicional chapéu de palha. Caipira que sô, uai!

6. Fogueira

(Foto: reprodução/Pinterest)

Junho é um mês frio, então além do clima de Festa Junina, a fogueira também traz aquecimento. Especialmente para as festas realizadas em casas com quintal grande ou em chácaras, ela é indispensável. Mas se a casa é pequena ou é apartamento, substitua a fogueira tradicional por uma versão decorativa.

7. Comidas e bebidas típicas

O pastel em formato de bandeirinha é um charme! (Foto: reprodução/Pinterest)

O ponto alto da festa junina talvez sejam as comidas típicas. Afinal, quando o mês de junho começa já lembramos dos quitutes preparados com milho, amendoim, pipoca, entre outros. É importante elaborar o cardápio de acordo com a quantidade de pessoas que vai à sua festa. Outro ponto importante é conhecer as restrições alimentares dos convidados e oferecer diversas opções. O ponto positivo é que as comidas típicas de Festa Junina são bem em conta e é possível oferecer grande variedade.

Boa parte do cardápio tradicional é vegano, sem glúten e sem lactose, mas observe se há convidados com essas restrições. Assim todo mundo se diverte e aproveita junto esse momento maravilhoso. Na parte das bebidas, lembre-se de verificar se há crianças entre os convidados e ofereça opções para elas. Confira algumas sugestões de salgados, doces e bebidas e monte seu cardápio!

Comidas salgadas

  • Pamonha salgada;
  • Milho cozido com manteiga;
  • Cachorro quente tradicional ou vegano (utilize salsicha ou molho com proteína de soja);
  • Pinhão;
  • Amendoim salgado;
  • Torta salgada;
  • Pipoca;
  • Creme de milho;
  • Mini pastéis.

Comidas doces

  • Paçoca;
  • Amendoim cricri;
  • Doce de abóbora;
  • Bolo de milho;
  • Pamonha doce;
  • Arroz doce;
  • Canjica;
  • Doce de leite;
  • Curau;
  • Maçã do amor.

Bebidas

  • Quentão de vinho ou cachaça;
  • Quentão de leite sem álcool;
  • Ponche com maçã;
  • Chá com especiarias (canela, cravo, anis…);
  • Sucos;
  • Refrigerante.

Além de saber o que servir, é importante observar a apresentação dos pratos. Aproveite parte dos doces para decorar as mesas e distribua de forma harmônica na mesa principal. Invista em pratos xadrez e outros itens que remetam à Festa Junina.

8. Montagem das mesas

As fitas de cetim são baratas e fáceis de serem encontradas, são ideais para uma festa junina bem colorida. (Foto: reprodução/Pinterest)

Tecidos xadrez ou de chita são opções econômicas e fáceis de customizar as mesas. Também é possível encontrar TNT estampado para facilitar e economizar ainda mais. Que tal fazer um centro de mesa bem no clima da festa? Há outras opções interessantes em lojas especializadas de festa, mas você também pode improvisar com o que tiver em casa. Lembre-se que os detalhes fazem toda diferença e são capazes de criar a atmosfera junina na festa. Mas não precisa gastar muito para isso.

9. Cuidado

(Foto: reprodução/Pinterest)

Rojões, bombinhas e fogueira podem ser itens indispensáveis para a sua Festa Junina, mas é preciso tomar alguns cuidados. Para a fogueira, é importante que tenha bastante espaço e alguém que saiba o que está fazendo. Rojões e bombinhas podem assustar animais, crianças e idosos, então, talvez seja melhor não ter.

Pense no público da sua festa e se há animais em casa para decidir se é ou não uma boa ideia. Se não há espaço para a fogueira, talvez seja melhor deixar apenas na decoração.

10. Atenção ao planejamento financeiro

A última dica, mas talvez a mais importante: atente-se ao planejamento financeiro. Elabore uma lista de convidados, inclua uma margem para mais, caso alguém leve outras pessoas. Calcule a quantidade de comida para cada pessoa, se vai precisar alugar mesas e como vai ser a distribuição da decoração. Se for possível, pesquise os preços em diferentes locais, incluindo na internet, especialmente com a decoração é possível economizar bastante.

As famílias grandes costumam combinar de levar um prato por pessoa, mas caso seja essa a opção, é importante combinar o que cada pessoa vai levar. Imagina se ninguém combina e todos levam o mesmo prato? Um bom planejamento, incluindo o financeiro, é o que faz a sua festa junina em casa ser um sucesso!

Como fazer festa junina em casa?

Para que as coisas fiquem ainda mais visuais, selecionamos alguns vídeos com dicas incríveis de decoração, comidas, trajes e muito mais. Assim você vai conseguir montar uma festa completa em casa, sem gastar muito e com tudo que uma Festa Junina precisa ter para ser especial.

Festa Junina barata

Com papel kraft você pode escrever o que desejar e decorar com bandeiras, além de outros itens juninos. Uma dica barata é fazer bandeirinhas com feltro com estampas de festa junina, simples e bonito! Você também pode imprimir outros motivos juninos para decorar sem gastar muito. Assista o vídeo para mais dicas de economia para a Festa Junina em casa.

Comidas de Festa Junina em casa

Quem nasceu em junho já aproveita para comemorar o aniversário com uma bela Festa Junina em casa. Neste caso, o cardápio pode ser mais completo e contar com bolo de aniversário e docinhos clássicos. Mas mesmo se não é o aniversário de alguém, esse vídeo é interessante pois mostra opções de comidinhas diversas, além de como montar uma mesa posta linda.

Preparativos para Festa Junina em casa

Esse vídeo é no estilo VLOG e mostra os principais preparativos para uma Festa Junina em casa. Comidas, decoração e até a fogueira! Já fica a dica se você quer colocar uma fogueira na sua, mas não faz ideia de como fazer. Essa festa é para poucas pessoas, então é ideal para as festas mais pequenas.

Com carinho e dedicação, mesmo uma Festa Junina bem simples fica linda, não é mesmo? Se você gostou, veja também como fazer uma festa de 30 anos.

Dicas Delas

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

2 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

12 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

12 meses atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

12 meses atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

12 meses atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

1 ano atrás

Este site utiliza Cookies