Decoração

Espada-de-são-jorge: aprenda a plantar e cultivar a planta

A espada-de-são-jorge, ou espada-de-santa-bárbara, é uma herbácea de origem africana, conhecida também por outros nomes como língua-de-sogra, rabo-de-lagarto e sanseviéria. Além do uso ornamental, a planta serve de proteção contra o mau-olhado e está sempre na entrada das casas. A herbácea também purifica o ar, eliminando substâncias tóxicas do ambiente, como benzeno, metanal, xileno, tolueno e tricloroetileno, e com isso, produzindo oxigênio. Conheça um pouco mais sobre a herbácea, como plantar e cultivá-la.

 

Sobre a espada-de-são-jorge

A planta tem longas folhas verdes e manchas em verde escuro e amarelo, e também produz pequenas flores branco-amareladas. Versátil, a herbácea se adapta bem a diferentes estilos e ambientes, colocando cor e textura no local. Portanto, precisa ser considerado o fato de que ela é altamente tóxica, pois se for ingerida, pode causar males à saúde.

A planta é bastante utilizada em rituais de origem africana, sendo chamada de espada-de-ogum, quando verde, e espada-de-iansã, quando tem bordas amarelas. O significado da planta, para algumas religiões, é proteção e coragem. Ela afasta os espíritos ruins e concede valentia aos protegidos.

(Foto: Pexels)

É bom ter espada-de-são-jorge no quarto?

Como dito anteriormente, ela purifica o ar e aumenta os níveis de oxigênio, e por isso, é a melhor planta para ficar no seu quarto. A herbácea absorve o dióxido de carbono e emite oxigênio durante a noite toda. Se você pretende melhorar a qualidade do seu sono, cultive a planta.

 

Como plantar e cultivar?

Existem duas formas de fazer mudas de espadas-de-são-jorge, que tem melhor época de plantio em maio, junho e julho. Primeiramente, você pode separar uma touceira (parte da planta que fica no solo) que tenha pelo menos uma folha com um pedaço de rizoma, que é o caule subterrâneo que acumula substâncias nutritivas.

 

Veja o passo-a-passo para montar o vaso e conseguir uma drenagem boa:

 

  1. Forre o fundo do vaso com argila expandida, cobrindo a camada com uma manta bidim. Essa é uma ótima combinação para a drenagem da irrigação.
  2. Preencha ⅓ do recipiente com areia peneirada, evitando que o composto orgânico encharque e a raiz apodreça.
  3. Depois, adicione um pouco de composto orgânico, como húmus de minhoca ou compostagem de fundo de rio, e compacte levemente com as mãos.
  4. Coloque terra e posicione a muda no centro do vaso, preenchendo as laterais com mais terra, até ficar firme.
  5. Preencha as laterais do vaso com cascas de pinus, que mantêm a umidade e servem como matéria orgânica.

A segunda forma de fazer mudas é cortar uma folha em partes, com até 10 cm de comprimento, enterrando na areia úmida. Para o substrato permanecer úmido, cubra com um saco plástico. Em pouco tempo, as estacas vão emitir raízes. 

Uma vez ao ano, as adubações de reposição de nutrientes poderão ser feitas. Para isso, dilua uma colher de sopa do granulado adubo NPK 10-10-10, em cerca de 2 litros de água. Dissolva bem e regue a planta, que estará com o substrato úmido. Uma outra boa opção é cultivar espada-de-são-jorge na água. Com o tempo, a planta irá soltar mudas, que podem ser retiradas e replantadas no local desejado.

 

Irrigação e iluminação

A iluminação ideal para cultivar a planta é a meia sombra. Porém, a espada-de-são-jorge também suporta o contato direto com a luz solar, podendo ser disposta em ambientes internos com luminosidade de lâmpadas, desde que haja claridade. As regas precisam ser bem espaçadas e sem muita água, para evitar o apodrecimento das raízes. Use o tato para ver se a terra está seca, antes de uma nova rega. E lembre-se de trocar a planta para um recipiente maior quando as raízes preencherem todo o espaço do vaso.

A planta apresenta resistência a solos áridos e ao calor tropical, sendo capaz também de suportar o clima frio, por isso, é uma das poucas plantas que são capazes de suportar ar-condicionado e fumaça de cigarro.

Como decorar

Ela pode ser feita de diferentes maneiras, já que é de fácil cultivo. A composição pode ser feita com um único vaso, em harmonia com outros objetos de decoração. As folhagens ganham destaque com suportes de chão, que elevam a planta e colocam tridimensionalidade na decoração. Uma sala de estar com estilo rústico pode acentuar ainda mais essa característica, com as espadas-de-são-jorge em cestos ou vime.

Fonte: Blog Plantei

Dicas Delas

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

2 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

11 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

11 meses atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

11 meses atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

11 meses atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

12 meses atrás

Este site utiliza Cookies