Confira 23 ideias de decoração para festa de Halloween

Tem gente que gosta de celebrar a festa com os amigos ou com a família, mas o importante mesmo é não deixar de fora a decoração de Halloween. Conheça também as origens dos símbolos do Halloween.

No dia 31 de outubro é comemorado, no mundo inteiro, o Halloween, ou o Dia das Bruxas, aqui no Brasil. Essa data sempre envolve muitas fantasias assustadoras, doces e histórias de terror. Tem gente que gosta de celebrar a festa com os amigos ou com a família, mas o importante mesmo é não deixar de fora a decoração de Halloween, que deixará sua casa toda no clima e suas fotos muito mais inesquecíveis.

Mas antes de ver as ideias de decoração, vamos entender um pouco mais sobre os símbolos do Halloween como, a abóbora assustadora, gatos pretos e bruxas, paleta de cores (laranja, preto e roxo), fantasias e como surgiu o famoso ‘Doces ou Travessuras’.

 

Símbolos do Halloween

23180305359005

 

  • Abóbora assustadora

A abóbora assustadora, símbolo importante do Halloween, é baseada na lenda irlandesa de ‘Jack-o-lantern’. Jack era um homem mesquinho, que conseguiu enganar o Diabo duas vezes, para não ir direto para o inferno. Então, quando ele morreu, foi proibido de entrar no céu, e como também não poderia ir para o inferno, ele ficou vagueando pela escuridão, com uma lanterna feita de brasa de carvão. 

Países de origem celta entalhavam nabos durante o Halloween, assim como Jack andava com uma brasa de carvão em um nabo entalhado. O motivo? Afastar o fantasma de Jack e outros fantasmas de casa. Mais tarde, na América, a abóbora passou a ser entalhada, se tornando o grande símbolo do Halloween, já que outubro é a melhor época para se colher o fruto por lá.

 

  • Bruxas e gatos pretos

De acordo com algumas lendas, as bruxas se reuniam no dia 31 de outubro, para comemorar a data. Diziam também que elas voavam em vassouras, enfeitiçando as pessoas pela rua. Elas também tinham o poder de se transformarem em gatos pretos, para atacar suas vítimas.

 

  • Paleta de cores

O preto representa as bruxas, magos e feiticeiras. O laranja simboliza a vitalidade, energia e força. O roxo significa a magia presente na celebração do Halloween. Claro que você pode usar outras diversas cores para decorar sua festa, mas essas citadas são as principais.

 

  • Doces ou travessuras?

No século 9, as pessoas acreditavam que os mortos ficavam no limbo por um bom tempo após a morte, e que só iam para o céu após as orações. Por conta disso, no dia 2 de novembro acontecia o ‘souling’, em que os cristãos andavam na vila toda, para ganhar tortas feitas com pedaços de pão e groselha, e com isso, eles ganhavam em troca promessas de orações pelos parentes mortos.

A tradição se manteve, só que de forma diferente, em que o objetivo é fazer as crianças se divertirem. Os celtas acreditavam também que, deixando comida para os espíritos malignos, estes deixariam suas casas livres e em paz.

  • Fantasias

Na época, acreditava-se que as fantasias afastavam a aproximação dos espíritos, que aproveitavam o Dia das Bruxas para vaguear pela terra. Hoje, as fantasias são usadas como forma de se divertir e podem ser inspiradas em filmes, livros, personagens e muito mais. Já é tradição fazer concurso de melhor fantasia em festas de Halloween.

23 ideias de decoração para Halloween

 

1. Bexiga de abóbora

Você vai colocar alguns doces nos balões vazios e depois vai enchê-los de ar. Com as bexigas cheias, você vai fazer a carinha com canetinha preta e pronto, ótima ideia de lembrancinha para sua festa.

Decoracao de Halloween 1

2. Morcegos de cartolina

Para decorar as paredes ou entrada da sua casa, você vai desenhar um molde de morcego em uma folha branca. Depois, coloque em cima da cartolina preta e recorte diversos morceguinhos.

Decoracao de Halloween 2

3. Bebidas na moranga

Se você for fazer um doce de abóbora e quiser aproveitar a casca para alguma coisa, aí está uma dica boa. Pegue uma moranga bem grande, tirando todo seu interior e deixando apenas a casca. Cubra de gelo e deixe as bebidas congelarem lá dentro, como se fosse uma caixa térmica.

Decoracao de Halloween 3

4. Cabeça no formol

Imagine chegar em uma festa de Hallowen e ver uma ‘cabeça’ dentro de um recipiente cheio de formol? Basta imprimir uma foto de alguém (se o aniversário do seu amigo cai no mesmo dia do Hallowen, pode ‘trollar’ com uma foto dele), como na imagem abaixo, e colocar dentro de um pote de vidro com líquido verde (água e corante).

Decoracao de Halloween 4

5. Refrigerante ou poção?

Tire os rótulos originais dos refrigerantes da sua festa e imprima novos como se fossem rótulos de poções mágicas, para deixar o ambiente com a cara do Halloween.

Decoracao de Halloween 5

6. Mesa assustadora

Se você não se importar de gastar um pouquinho mais pela sua festa, contrate empresas especializadas em decoração de mesa para festas, para deixar desse jeitinho:

Decoracao de Halloween 6

7. Bantasmas e tangebóboras

Você pode deixar algumas frutas disponíveis na mesa, como tangerinas (que viram abóboras) e bananas (que viram fantasmas).

Decoracao de Halloween 7

8. Bolo de bruxa com docinhos horripilantes

Mais uma ideia de coração de mesa com docinhos de fantasmas, vampiros, caixões, olhos e um bolo de abóbora. Não pode faltar uma bruxinha para simbolizar a festa.

Decoracao de Halloween 9

9. Banheiro sangrento

Quer assustar seus convidados? Vá a uma casa de brinquedos e compre diversas aranhas, para colocar por todo banheiro. Com sangue falso, faça marcas de mãos no espelho.

Decoracao de Halloween 11

10. Pipocas

Sirva os convidados com pipocas em saquinhos coloridos de papel.

Decoracao de Halloween 12

11. Cupcakes

Se liga nessa ideia de cupcakes com a cara do Halloween. Use e abuse da criatividade.

Decoracao de Halloween 13

12. Pipoca fantasma

Mais uma ideia de como servir pipocas para os amantes do Halloween.

Decoracao de Halloween 14

13. Bexiga neon

Compre bexigas que brilham no escuro e não esqueça de fazer os rostinhos de fantasmas.

Decoracao de Halloween 15

14. Velas macabras

Em velas brancas, você vai jogar um pouco de sangue falso, de modo que fique bem espalhado. Coloque alguns pregos e pronto, o castiçal será a cereja do bolo – não literalmente!

Decoracao de Halloween 16

15. Shots na seringa

Sirva algum drink em seringas, de preferência que seja vermelho, para dar uma falsa ideia de sangue.

Decoracao de Halloween 17

16. Comida no caldeirão

Ao invés de colocar um bolo na mesa, você pode servir alguma comida especial em um caldeirão.

Decoracao de Halloween 18

17. Sanduíches de túmulos

Confira essa ideia de como servir da melhor, ou pior maneira, os sanduíches da festa.

Decoracao de Halloween 19

18. Teia de lã

É um pouco mais trabalhoso fazer essa teia de aranha com lã, mas o resultado final vale a pena.

Decoracao de Halloween 20

19. Drink de bruxa

Para deixar sua festa ainda mais legal, sirva algum suco ou bebida em um recipiente redondo. Não esqueça do chapéu de bruxa, para dar o toque final.

Decoracao de Halloween 21

20. Doces de múmia

Enrole os recipientes de plástico com gazes e os encha de doces. Sem erro!

Decoracao de Halloween 22

21. Chocolates assustadores

Recorte alguns personagens, de cartolina, que lembrem o Halloween como, vampiro, morcego e fantasma, e cubra os chocolates da festa com eles.

Decoracao de Halloween 23

22. Risoto de gatobóbora

Essa é uma ideia boa de como servir risoto ou outro tipo de comida em abóboras pequenas, com cara de gatinhos.

Decoracao de Halloween 24

23. Freddy Krueger no banheiro

Ainda falando sobre como assustar seus convidados, experimente cobrir o vaso sanitário com uma máscara e camiseta do Freddy Krueger, do filme ‘A Hora do Pesadelo’. Seu convidado vai pensar duas vezes antes de fazer necessidades fora do vaso.

Decoracao de Halloween 25

Fonte: VivaDecora e Pinterest

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.