Qual é a origem do Halloween e por que se celebra o Dia das Bruxas?

O Halloween não é celebrado no Brasil, mas é conhecido em todo mundo. Você sabia que a origem da data é irlandesa?

Apesar de não ser comemorado no Brasil, o Halloween é uma data conhecida em todo o mundo. Hoje, a data é marcada por fantasias, filmes de terror e muitos doces, mas você sabe como tudo começou? Muito antes de ser celebrado nos Estados Unidos, a data já existia. Conheça qual é a origem do Halloween e também o seu verdadeiro significado.

Qual é o verdadeiro significado do Halloween?

qual e a origem do halloween 1
Foto: Pexels

Apesar de muito comemorado nos Estados Unidos, não foi neste país que o Halloween surgiu, mas sim na Irlanda. O Halloween surge de uma celebração pagã chamada Samhain, na qual se celebrava o Ano Novo celta. Esta data, que ainda é comemorada por povos pagãos em todo o mundo, também marca o fim do verão e a última colheita antes do inverno.

Antes do cristianismo ser a principal religião naquela região, a maioria da população era pagã e datas como Samhain eram amplamente celebradas. Contudo, a Igreja Católica passou a ficar de olho nesta data e apropriou ao seu calendário de celebrações. No século 8, o Papa Gregório III (ou IV, não há registros sobre quem foi o responsável, de fato) mudou a data do Dia de Todos os Santos para o dia 1º de novembro, a data da celebração Samhain. O mesmo aconteceu com outras datas e símbolos pagãos, que foram incorporados às celebrações cristãs.

Qual é a origem do Halloween?

qual é a origem do Halloween
Foto: Pexels

Agora que sabemos que a origem do Halloween é no festival de Samhain, precisamos compreender por que ele é celebrado. A começar pelo nome, que deriva da frase “All Hallows’ Eve”, que significa Véspera do Dia dos Santos. Tanto para os povos pagãos, como para os cristãos, sempre se acreditou que nesta data os mundos espiritual e material se aproximavam. Assim, nesta data seria possível que os mortos visitassem o mundo dos vivos. Então, havia uma grande preocupação que os espíritos prejudicassem as colheitas e aí se iniciaram os rituais.

Nesta data, era comum que os povos pagãos fizessem fogueiras, pois a energia do fogo representava um caminho a ser seguido pelos mortos. Quando não haviam fogueiras, haviam as velas, com este mesmo propósito. Os celtas também costumavam jogar moedas dentro dos caldeirões, pois assim poderiam pedir pela prosperidade aos espíritos.

O famoso “trick or treat” (doçura ou travessura) também se originou nestes rituais. As pessoas saíam de porta em porta, em busca de um pedaço do que era conhecido como “bolo de alma”, um bolo recheado com groselhas. Em troca de um pedaço de bolo, rezava-se para que os espíritos abençoassem a casa daquela pessoa. Outra tradição surgida naquela época era a de esculpir rostos em nabos, igual acontece hoje em dia nos EUA, com as abóboras). Os nabos eram muito abundantes na Irlanda e por isso eram utilizados.

E qual é a origem do Halloween nos Estados Unidos?

qual e a origem do halloween 3
Foto: Pexels

Certamente foi bastante chocante perceber que a data não surgiu nos EUA e você deve estar se perguntando qual é a origem do Halloween no país. Tudo aconteceu devido aos imigrantes irlandeses que atravessaram o oceano e foram morar nos Estados Unidos. E esse processo ocorreu porque a Europa passou por um período de crise chamado de “Grande Fome” entre 1845 e 1849.

Neste período, houve uma grande escassez de comida em toda a Europa, especialmente na Irlanda. Uma infestação de um fungo conhecido como míldio de batata atingiu grande parte das plantações dos irlandeses. Além da fome, um surto de doenças como a cólera e escorbuto mataram quase 40.000 pessoas. Todos esses fatores levaram a população irlandesa a sair pelo oceano atlântico e boa parte das pessoas se estabeleceu nos EUA e no Canadá. Com a emigração em massa, os irlandeses levam junto consigo suas tradições, que se transformam ao chegar na América.

A partir desta época começam as primeiras celebrações do Halloween no país. Somado às tradições de povos tradicionais da América do Norte, como é a celebração da Ação de Graças que acontece em novembro. O milho ganha destaque na celebração e passa a compor receitas. Já os tradicionais nabos irlandeses esculpidos com rostos são substituídos pelas abóboras. O antigo ritual de trick or treat passa a ser uma brincadeira divertida para as crianças.

Apesar de não ser celebrado amplamente no Brasil, muitas pessoas amam a data. Se você faz parte deste time, confira como fazer maquiagem de Halloween fácil e entre nessa comemoração.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.