Oração de Nossa Senhora das Dores para aliviar o corpo e a alma

Nossa Senhora das Dores é uma das faces de Maria que representa as sete dores vividas pela Virgem. Saiba como rezar para ela

Na Bíblia, as sete dores de Maria são narradas de acordo com tudo que ela sofreu junto com seu filho Jesus, que tanto amou. A partir disso, surgiu uma das faces da Virgem que é chamada de Nossa Senhora das Dores. É possível recorrer à ela quando há dores no corpo ou no espírito. Por isso, conheça a oração de Nossa Senhora das Dores e descubra quais foram as dores de Maria.

Que dia é de Nossa Senhora das Dores?

A igreja Católica tem duas datas para homenagear Nossa Senhora das Dores. A primeira delas é na sexta-feira santa, dia da Paixão de Cristo. Já a segundo é no dia 15 de novembro, data instituída pela igreja em 1727, pelo papa Bento VIII. Contudo, as homenagens e orações podem ser feitas durante o ano todo, independente das datas.

Quais são as dores de Nossa Senhora das Dores?

As sete dores de Maria são narradas pela Bíblia e a sua imagem é representada por seu coração retratado com sete espadas ou sete flechas. Todas as sete dores de Maria são pelo profundo amor pelo seu filho Jesus. Veja quais são as dores:

  1. A profecia de Simeão: quando Maria soube que Jesus, que então tinha apenas 40 dias de vida, passaria por muitas provações. E ela como mãe, enfrentaria todas elas junto com Jesus.
  2. A fuga da Sagrada Família para o Egito: com medo de perder o trono, o Rei Herodes manda matar todos os recém-nascidos e a Sagrada Família foge para se proteger. Desta passagem surge Nossa Senhora do Desterro, uma das faces de Maria.
  3. O desaparecimento de Jesus por três dias: aos 12 anos, Jesus desaparece e preocupa sua família, que depois o encontra em um templo rodeado de anciãos fascinados por sua sabedoria.
  4. O encontro de Jesus e Maria a caminho do calvário: Maria encontra Jesus carregando sua cruz e sente seu coração preenchido por lágrimas e dor.
  5. A morte de Jesus na cruz: Maria assiste a morte de seu filho na cruz.
  6. Maria recebe o corpo de seu filho: após a morte de Jesus, Maria recebe o corpo do filho em seus braços. Este momento é retratado por Michelangelo na obra Pietá.
  7. Maria vê o corpo de Jesus ser sepultado: Maria vê o corpo de seu filho ser sepultado no Santo Sepulcro.

Como se reza às sete dores de Maria?

oracao de nossa senhora das dores 2
Foto: reprodução/ Alto Astral

A oração às setes dores de Maria é feita rezando uma Ave-Maria para cada dor de Maria, totalizando sete. Essa oração pode ser feita para um pedido que tiver em seu coração, seja uma graça ou um pedido de perdão. Confira a reza completa.

Comece a oração inicial:

“Virgem Dolorosíssima,

seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória

e o culto de vossas Dores

particulares graças para uma sincera penitência,

oportunos auxílios e socorros

em todas as necessidades e perigos.

Alcançai-nos Senhora, de Vosso Divino Filho,

pelos mérito de Vossas Dores e lágrimas,

a graça de… (faça seu pedido).

Amém.”

Reze a oração do credo, um Pai Nosso e uma Ave Maria em honra da Santíssima Trindade.

1ª Dor de Maria:

Pela dor que sofreu ao ouvir a profecia de Simeão, de que uma espada transpassaria o vosso Coração, Mãe de Deus, ouve a nossa prece!

Reze uma Ave Maria

2ª Dor de Maria:

Pela dor que sofreu quando fugiu para o Egito, apertando ao peito virginal o Menino Jesus para o salvar das fúrias do ímpio Herodes, Virgem Imaculada, ouve a nossa prece!

Reze uma Ave Maria

3ª Dor de Maria:

Pela dor que sofreu na perda do Menino Jesus por três dias, Santíssima Senhora, ouve a nossa prece!

Reze uma Ave Maria

4ª Dor de Maria:

Pela dor que sofreu quando viu seu filho Jesus com a Cruz ao ombro, a caminho do calvário, virgem Mãe das Dores, ouve a nossa prece!

Reze uma Ave Maria

5ª Dor de Maria:

Pela dor que sofreu quando assistiu à morte de Jesus, crucificado entre dois ladrões, Mãe da Divina graça, ouve a nossa prece!

Reze uma Ave Maria

6ª Dor de Maria:

Pela dor que sofreu quando recebeu nos seus braços o corpo inanimado de Jesus, descido da Cruz, Mãe dos Pecadores, ouve a nossa prece!

Reze uma Ave Maria

7ª Dor de Maria:

Pela dor que sofreu quando o Corpo de Jesus foi depositado no sepulcro, ficando na mais triste solidão, Senhora de todos os povos, ouve a nossa prece!

Reze uma Ave Maria

Oração final:

Finalize com a seguinte oração

“Dai-nos, Senhora, a graça de compreender o oceano de angústias que fizeram de vós a “Mãe das Dores”, para que possamos participar dos vossos sofrimentos e vos consolemos pelo nosso amor e a nossa fidelidade. Choramos convosco, ó Rainha dos mártires, na esperança de ter a felicidade de um dia nos alegrarmos convosco no céu. Amém.”

Oração de Nossa Senhora das dores [IMAGEM]

oração de Nossa Senhora das Dores
Foto: reprodução/ Cade Meu Santo

Oração de Nossa Senhora das dores para aliviar a dor

“Ó! Maria santíssima que aos pés do Calvário pudestes provar de toda a dor que vosso filho amado, nosso senhor Jesus Cristo, sofreu em expiação de nossos pecados. Ao ver as feridas, os açoites, a coroa de espinhos, os pregos e a cruz, deixastes vosso coração de mãe entregue nas mãos de Deus. Ajudai-nos a contemplar a cruz de nossas vidas e retirai as espadas que transpassam o nosso coração. Que do sofrimento e da presença da morte possamos nos encher de esperança para contemplar a ressurreição. Protegei-nos, mãe Maria, para que sintamos vossa força em nossas vidas. Afastai todos os problemas que nos afligem e que saibamos trabalhar e ter a justiça como um dos principais modelos de nossa existência. Rogai a Deus por nós. Amém!”

Oração de consagração a Nossa Senhora das Dores

“Glorificada sejais vós, Nossa Senhora das Dores, pela devoção aos princípios da doutrina cristã e pela participação incondicional nos momentos de maior sofrimento de Jesus Cristo em sua redenção. Glorificada sejais vós, Nossa Senhora, que aos pés da cruz chorou por Jesus, por suas chagas, por suas dificuldades, amparando-o e se solidarizando com tamanha dor. Glorificada sejais vós, Nossa Senhora, por abraçar Jesus que deu a vida por nós, pelos nossos pecados. Glorificada sejais vós, Nossa Senhora das Dores, protetora também das causas justas e por mostrar ao mundo que o amor está acima de tudo e de todos. Nossa Senhora, rogai por nós pecadores. Amém!”

Oração de Nossa Senhora das dores para conseguir uma graça

Nossa Senhora das Dores, eu te apresento todas as minhas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e sofrimentos.

Ó Mãe das dores e rainha dos mártires, que tanto sofreste ao ver Vosso Filho flagelado, escarnecido e morto para me salvar, acolhei minhas preces nesta novena.

Mãe amável, concedei-me uma verdadeira contrição dos meus pecados e uma sincera mudança de vida.

Nossa Senhora das Dores, que estiveste presente no calvário de Nosso Senhor Jesus Cristo, esteja também presente nos meus calvários. Eu vos suplico esta graça que tanto necessito.

(Faça seu pedido)

Por piedade, ó advogada dos pecadores, não deixeis de amparar a minha alma na aflição e no combate espiritual que a todo momento estou sujeito a travar.

Nossa Senhora das Dores, quando as dores vierem e os sofrimentos chegarem, não me deixe desanimar.
Mãe das dores envolva-me em Teu sagrado manto e ajuda-me a passar pelo vale de lágrimas.

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva.
A vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas.
Eia pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Nossa Senhora das Dores fortalecei-me nos sofrimentos da Vida. (3x)
Amém.

+ Oração de Nossa Senhora do Desterro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.