Casa

7 plantas para usar como repelente natural de mosquitos

Os insetos possuem grande importância para o ecossistema, mas eles também podem nos prejudicar. Isso porque muitos deles são capazes de nos transmitir doenças. Além disso, alguns deles prejudicam o armazenamento de alimentos e se tornam verdadeiros incômodos. Mas você sabia que é possível repelir naturalmente? Não use venenos, confira 7 plantas que repelem insetos e plante na sua casa.

1. Plantas que repelem insetos: citronela

(Foto: reprodução)

A citronela certamente é uma das plantas que repelem insetos mais conhecidas. Ela é ótima para preparar receitinhas de repelente natural, mas também tem a mesma função quando plantada em casa. Aposte em vasos dentro de casa, caso tenha problemas com pernilongos, borrachudos, moscas e formigas. Uma dica para potencializar seu efeito é plantar em direção ao vento, para que ele espalhe seu aroma e potencialize o efeito repelente. No chão forma touceiras densas rapidamente e se multiplica com facilidade.

Nos ambientes internos precisa estar perto da janela, pois precisa de bastante luz solar para se desenvolver bem. Não tolera frios intensos ou geadas. O solo deve ser fértil, bem drenado e mantido úmido, mas sem encharcar. Para fazer mudas, divida as touceiras.

2. Manjericão

(Foto: reprodução)

Além de uma erva medicinal repleta de benefícios para a saúde e um delicioso tempero, o manjericão é ótimo para repelir moscas e mosquitos. Que tal plantar em vasos na cozinha? Assim você consegue manter estes insetos bem longe da sua cozinha e já aproveita para usar a erva como tempero. Para se desenvolver bem a planta precisa de pelo menos 2h de sol por dia e prefere os climas mais quentes. As regas são constantes, todos os dias nas estações quentes e em dias alternados nas estações frias.

De tempos em tempos é preciso podar a planta, especialmente quando produz flores, pois pode morrer. Quando a planta estiver com poucas folhas e caules longos, replante em um vaso maior.

3. Alecrim

(Foto: reprodução)

O alecrim é uma planta que gosta de bastante sol, pelo menos 3 horas diárias são necessárias. Tome cuidado com as regas, pois elas devem ser espaçadas e feitas apenas quando o solo estiver completamente seco. No geral é uma planta bastante resistente, que tolera bem o vento e se desenvolve plenamente no chão ou em vasos. O substrato deve ter um pouco de areia para que evite encharcar. É uma planta ótima para repelir insetos diversos, principalmente os mosquitos. Também ajuda a manter seu gato longe das outras plantas e evitar que elas sejam devoradas.

4. Lavanda

(Foto: reprodução)

Difícil encontrar quem não gosta de lavanda, afinal, é uma erva calmante de cheiro delicioso. Além de ser tranquilizante, a lavanda é ótima para afastar insetos. Ela mantém longe de casa os mais variados tipos de mosquitos, moscas, alguns besouros e formigas. As flores da lavanda, ainda, ajudam na preservação de abelhas e borboletas, pois atrai esses insetos polinizadores. E você já deve saber a importância desses insetos para a preservação de todo meio ambiente, não é mesmo?

A lavanda pode ser cultivada em vasos, mas se desenvolve melhor no solo. Nos vasos, aposte em uma boa drenagem, pois a planta não suporta solo encharcado. Coloque pedras no e utilize um substrato menos argiloso. Ela é bem resistente às mudanças de temperatura, mas precisa de bastante sol. Quanto mais sol a planta receber, mais flores vai produzir e mais cheirosa vai ficar. Lembrando que é o cheiro o responsável por afastar os insetos.

5. Plantas que repelem insetos: Arruda

(Foto: reprodução)

A arruda é uma das plantas mais conhecidas no Brasil, principalmente pelo misticismo ao redor dela. Considerada uma planta de limpeza e proteção, é capaz de não só afastar as energias negativas, como também alguns insetos. Seu cheiro forte afasta mosquitos, moscas, formigas, entre outros insetos. É bem fácil cultivar, pois se desenvolve bem tanto no chão, como em vasos. A iluminação também é um ponto simples, já que a planta aceita bem o sol pleno ou ambientes de luz difusa. A rega deve ser moderada, realizada há cada três ou quatro dias.

6. Boldo

(Foto: reprodução)

Outra planta muito utilizada pelos brasileiros é o boldo. Assim como a arruda, possui um cheiro bem característico, não são todas as pessoas que gostam dele. Além de ser utilizado como erva medicinal, o boldo e seu aroma ajudam a repelir diversos insetos. É eficaz para repelir mosquitos e moscas. Para plantar, prefira ter o boldo diretamente no solo. O boldo precisa receber ao menos 3 horas de sol direto, além de manter o solo sempre úmido, regue a cada dois ou três dias. Se for preparar o chá, faça o consumo com moderação.

7. Petúnia é uma das plantas que repelem insetos

(Foto: reprodução)

Além de repelir alguns insetos, a petúnia também é uma linda flor ornamental. É excelente como repelente de pulgões, por isso, ela ajuda na saúde das suas outras plantinhas. É ideal para ter nas hortas, como controle natural de pragas, pois repele algumas lagartas, besouros-do-aspargo e cigarrinhas. Para plantar, escolha um local com meia sombra e com proteção contra o vento, ela fica linda e bem sustentada em floreiras. O solo deve ser rico em nutrientes e deve ser mantido sempre úmido, mas sem encharcar. Plante com 30cm de distância entre umas e outras.

Por que algumas plantas repelem insetos?

Há uma semelhança entre todas as plantas desta lista: elas são aromáticas. Isso significa que elas exalam cheiro, seja ele mais marcante ou mais sutil. As plantas produzem moléculas aromáticas justamente para se proteger de ameaças e os insetos, assim como para os humanos, também são ameaçadores para as plantas. Esse mecanismo de incrível inteligência das plantas é capaz de espantar muitos insetos. Mas não para por aí, pois há plantas que atraem alguns insetos, como as flores atraem os polinizadores.

Interessante, não é mesmo? É por isso que os óleos essenciais de plantas aromáticas possuem tantos benefícios também para os seres humanos. Se você gostou dessa informação, conheça um pouco mais sobre a aromaterapia.

Dicas Delas

Compartilhe
Publicado por
Dicas Delas

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

3 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

12 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

1 ano atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

1 ano atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

1 ano atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

1 ano atrás

Este site utiliza Cookies