Casa

Feng Shui no banheiro: 10 dicas para harmonizar o ambiente

O Feng Shui tem regras específicas para cada cômodo da casa. O banheiro é uma parte da casa que tem grande importância para manter as energias sempre harmonizadas. Portanto, é preciso se atentar a alguns detalhes para ter a sensação de bem-estar em seu lar. Por isso, selecionamos x dicas para aplicar o Feng Shui no banheiro.

1. Não despreze este cômodo

Em residências que possuem mais de um banheiro é muito comum que o cômodo seja desprezado e até utilizado como depósito. Segundo os preceitos do Feng Shui, isso pode atrapalhar muito a energia da casa. Lembre-se que você deve se sentir bem em cada cômodo da sua casa, especialmente no banheiro. Se você entra no cômodo e ele está desprezado, repleto de acúmulos e cumprindo outras funções, você não se sentirá bem nele. É preciso cuidar e manter a função para qual ele serve.

Especialmente os banheiros pequenos, quando utilizados como depósito, bloqueiam a fluidez de energia. Não é um bom local para depósito, utilize outro cômodo para essa finalidade.

2. Não guarde medicamentos neste cômodo

Muitas pessoas guardam medicamentos no banheiro, mas seguindo os preceitos do Feng Shui não é uma prática interessante. Para além do Feng Shui, o banheiro é um local úmido, que pode alterar a validade ou mesmo estragar os seus medicamentos. É melhor não arriscar, não é mesmo? A melhor forma de armazenar medicamentos é colocar todos na mesma caixa, que esteja identificada e longe do alcance de crianças. De preferência, deixe-os na cozinha, já que é preciso água para tomar e vai ficar mais prático.

3. Também não guarde perfumes

Assim como os medicamentos, os perfumes não devem ter contato com a umidade e o calor do banheiro. No caso dos perfumes naturais é ainda mais prejudicial, guarde no quarto, em local fresco e escuro. Guarde dentro do guarda-roupas ou mesa de cabeceira, assim o aroma e outras características vão ser preservados por mais tempo.

4. Aposte em plantas

(Foto: Unsplash)

As plantas são uma parte importante do Feng Shui no banheiro. Mas é preciso utilizar esse recurso com sabedoria, levando em consideração tamanho e a quantidade de luz. A espada-de-São-Jorge é uma ótima opção para os banheiros maiores e ensolarados, mas nos menores pode causar desconforto por ser pontiaguda. Também é possível colocar um vaso de violetas na pia, caso tenha as condições de luz para ela. Os banheiros menos iluminados podem contar com uma zamioculca ou jibóia pendente.

+ Como cuidar de suculentas

5. Cor e luminosidade

A cor é um aspecto bem importante da decoração para o Feng Shui. No banheiro, ela é especialmente importante, já que é um ambiente que deve transmitir conforto. Além disso, o banheiro deve ser bem iluminado para que seja possível observar as características da sua saúde com mais facilidade. Se há pouca incidência de luz natural, aposte em iluminação artificial e em paredes claras. A cor verde é muito indicada para aplicar o Feng Shui no banheiro, já que está relacionada à saúde. Você também pode apostar em revestimentos em pontos específicos que sejam brilhantes e tragam alegria.

6. Aposte em um espelho grande

(Foto: Unsplash)

Os espelhos são amplamente utilizados pelo Feng Shui, para rebater a energia e trazer cura para diferentes aspectos. No banheiro, um espelho é o suficiente, mas ele não deve ser posicionado em frente a porta para não rebater as energias positivas. A função do espelho é de se auto-observar e ele deve ser grande o suficiente para a região do rosto e tronco ao menos. Não é preciso nenhuma moldura específica. Se o seu banheiro é pequeno, o espelho grande também tem a função de ampliar o ambiente e te trazer mais conforto.

7. Mantenha a porta sempre fechada

É uma das dicas mais conhecidas do Feng Shui no banheiro, mas você sabia que não é regra? Em caso de banheiros com janelas e que são bem ventilados ela deve sim ser seguida, mas em um lavabo pequeno sem janela é preciso deixar a porta aberta de vez em quando. A porta do banheiro fechada serve para que as energias densas do banheiro não preencham outros espaços da casa. Mas no caso dos banheiros sem janela há um impedimento no fluxo de energia, então abra a porta nesse caso às vezes.

8. Feche tudo que tem tampa

Para além do Feng Shui, manter a tampa do vaso aberta faz com que germes e bactérias se proliferem no ambiente, então é bom repensar o hábito. Segundo os preceitos do Feng Shui é preciso fechar o vaso para que as energias densas deste local não se espalhem pelo ambiente.

9. Feche bem as torneiras

O bom fluxo de água e ar é um dos preceitos que regem o Feng Shui. No banheiro ou em outros cômodos com torneiras é preciso se atentar a vazamentos e ao bom uso do aparelho, para que não haja desperdício de água. Quando a água escoa sem motivo e com desperdício, leva junto dela toda a boa energia. Além disso, te ajuda a economizar na conta de água.

10. Limpeza e organização

(Foto: Unsplash)

Por último, mas não menos importante, a limpeza e a organização regem as práticas do Feng Shui. Isso inclui remover itens sem uso ou quebrados, além de manter tudo em seus devidos lugares? Tirou para usar, devolva em seguida. Além disso, não deixe que a sujeira se acumule, procure limpar sempre, sem exageros, para a energia flua bem pelo banheiro e pela casa toda. Que tal utilizar o método KonMari para organizar a casa e aliar ao Feng Shui?

Por que o Feng Shui no banheiro é tão importante?

Na época em que o Feng Shui foi criado, ainda nem existiam banheiros como conhecemos hoje, mas ainda sim este é um cômodo que merece atenção. O banheiro está muito relacionado à saúde, já que é neste cômodo que verificamos se estamos bem. É nele que observamos as necessidades fisiológicas, se há algum sinal para se atentar. É também onde cortamos as unhas e verificamos se estão saudáveis. Também é onde ocorre a higiene, se percebemos se estamos com queda capilar, entre tantas outras situações.

É no banheiro que refletimos sobre a nossa saúde, para muito além de apenas observar a nossa imagem ou nosso corpo físico. Por isso, harmonizar com o Feng Shui pode ajudar a energia vital fluir muito melhor.

Gostou dessas dicas? Veja também como harmonizar sua casa aplicando o Feng Shui no quarto.

Dicas Delas

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

2 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

12 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

12 meses atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

12 meses atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

12 meses atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

1 ano atrás

Este site utiliza Cookies