Beleza

Varinha de Kansa: descubra como usar o acessório de massagem facial

Se você é adapta dos cuidados naturais e holísticos com o corpo, vai gostar de conhecer a varinha de Kansa. Assim como o rolo de jade e o gua sha, esse acessório vem de tradições antigas e ajuda a equilibrar a pele. Terapeutas ayurvédicos e praticantes afirmam que o item está relacionado ao equilíbrio do pH da pele, drenagem linfática da região, além de promover relaxamento e bem-estar. Então, conheça mais sobre a varinha e entenda sua relação com as terapias da medicina Ayurveda.

Varinha de Kansa e Ayurveda

Segundo a Ayurveda, medicina milenar indiana, a varinha de Kansa ajuda a equilibra os três doshas na pele. Os doshas, segundo a tradição, são estados de saúde e são eles: vata, pitta e kapha. Estes estados dizem respeito à saúde como um todo, considerando tanto o corpo físico, como as emoções e o espírito. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas quando algum deles está em desequilíbrio, alguns problemas podem surgir. Na pele, desequilíbrios em algum dos doshas pode se manifestar das seguintes formas:

  • Desequilíbrio de vata: pele seca e facilmente irritadiça.
  • Desequilíbrio de pitta: oleosidade em excesso e possibilidade de acne;
  • Desequilíbrio de kapha: oleosidade em excesso, poros obstruídos e tendência a inchaço causado pela retenção de líquidos.

Assim, a varinha de Kansa é um dos tratamentos que pode auxiliar no tratamento dos desequilíbrios que se manifestam na pele. A varinha também é utilizada com óleos e tônicos específicos para cada situação, após uma avaliação feita por um profissional. As informações sobre os doshas são da ABRA (Associação Brasileira de Ayurveda).

O que é a varinha de Kansa?

Foto: reprodução/ Amazon

A varinha de Kansa foi criada na Índia por terapeutas ayurvédicos. Ela é feita por um cabo de madeira maciça e a ponteira é fabricada com o metal Kansa, a parte mais importante do instrumento. Este metal é composto por bronze ou uma mistura de cobre e estanho. Segundo a tradição milenar, este metal proporciona um efeito desintoxicante para a pele. O bronze e o cobre, ainda, são utilizados em muitos outros artefatos desde a antiguidade na Índia. Copos, xícaras e pratos feitos com o material também apresentam benefícios para a saúde segundo a prática.

Benefícios da varinha de Kansa

Antes de apresentarmos os benefícios devemos pontuar que não há estudos que comprovem cientificamente as propriedades da varinha. Contudo, a prática é realizada há muitos anos por terapeutas ayurvédicos e possui muitos adeptos. Contudo, vale lembrar também que a prática deve ser instruída por um profissional, que fará uma avaliação pessoal e profunda e saberá indicar a melhor forma de uso para o seu caso. Confira os benefícios.

Equilibra o pH da pele

O metal Kansa é indicado para evitar a acidez na pele, que é responsável por uma série de desequilíbrios. Junto com soro fisiológico, a varinha atua equilibrando o pH da região. O pH da pele influencia diretamente na saúde da região, já que o pH ideal é levemente ácido. Contudo, produtos utilizados diariamente podem comprometer tanto a saúde como a beleza da pele, causando problemas como acne, secura ou oleosidade excessiva. Junto ao profissional, ocorre uma avaliação individual, a prescrição da terapia com a varinha, além da recomendação de substituições de cosméticos. Os surfactantes pesados geralmente são desaconselhados pela Ayurveda.

Promove a drenagem linfática da região

Toda massagem facial é capaz de promover a drenagem linfática na região. Assim como outras regiões do corpo, o rosto tende a acumular água, especialmente nas pessoas com desequilíbrio em kapha. O sistema linfático é responsável por drenar os líquidos do corpo e desintoxicar o organismo. Um sistema linfático em bom funcionamento garante a saúde do organismo e da cútis. Assim, a massagem com a varinha melhora a qualidade da pele e reduz o inchaço do rosto todo e da região dos olhos.

Benefícios da massagem facial

Estimular a região facial por meio de massagens promove a circulação sanguínea da região. A prática constante dilata os vasos sanguíneos e melhora a circulação a longo prazo. A massagem também relaxa os músculos, diminui o inchaço e é capaz de tonificar a pele. Alguns tipos de massagem também são capazes de reduzir linhas de expressão quando feitas constantemente. Os produtos utilizados nas massagens com a varinha de Kansa, como óleos e tônicos, também podem ter funções específicas de acordo com as demandas da paciente.

Como funciona?

Foto: reprodução/ The Lab Room

O tratamento com a varinha de Kansa é feito em espaços ayurvédicos, sempre com a ajuda ou orientação de um profissional da área. Muitos são os elementos que podem ser utilizados durante o tratamento. Há óleos para nutrir a pele, o açafrão é muito utilizado para reduzir inflamações, entre outros produtos formulados especialmente para cada paciente. Na Ayurveda, tudo é muito específico para cada pessoa, por isso a importância de se consultar com um profissional capacitado.

É preciso se atentar também à qualidade da varinha. Há muitas imitações feitas com outros metais, que não cumprem a proposta do acessório.

+ Massagem facial

Dicas Delas

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

2 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

11 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

11 meses atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

11 meses atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

11 meses atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

12 meses atrás

Este site utiliza Cookies