Beleza

Como pintar as unhas em casa como uma manicure profissional

Você costuma encontrar dificuldade ao fazer as unhas em casa? Se a sua manicure está sem horário ou você apenas deseja economizar, é possível seguir algumas dicas certeiras para pintar as unhas como uma profissional! Por isso, selecionamos um passo a passo e dicas de como pintar as unhas em casa para você arrasar na manicure. Confira!

Como pintar as unhas em casa passo a passo

(Foto: Pexels)

Antes de mais nada, é preciso ter alguns itens básicos em casa para fazer as unhas. Comece separando todos eles para facilitar. E utilize uma superfície plana, como uma mesa, para ter mais segurança em todos os passos. Confira os itens necessários.

Você vai precisar de:

  • Removedor de esmalte;
  • Algodão ou ecopad;
  • Lixa;
  • Toalha;
  • Bloco para polimento;
  • Palitos para unhas;
  • Alicate de unha;
  • Cortador de unha;
  • Esmalte;
  • Base.

1. Comece removendo o esmalte

Se você já está sem esmalte, passe para o próximo passo. Mas se há esmalte em suas unhas, comece a remover. De preferência, utilize removedor de esmalte sem acetona, já que são menos abrasivos e ajudam a manter a saúde desta região. Umedeça o algodão ou ecopad sem encharcar e passe suavemente em formatos circulares até remover todo o esmalte. Repita se necessário.

2. Utilize o bloco polidor

O bloco polidor ajuda a remover os restinhos de esmalte que possam permanecer. Além disso, também ajuda a nivelar ondulações e outras imperfeições. Esse passo é muito importante para que o esmalte fique bonito e com camadas uniformes. Passe suavemente onde sentir que precisa, faça movimentos sutis para não polir em excesso. Mas se as suas unhas já estão bem niveladas, é possível passar para o próximo passo.

3. Hidrate unhas e cutículas

Você costuma sofrer com cutículas e peles ao redor das unhas se soltando? Saiba que hidratar a região ao menos 1x por semana pode ajudar muito.  É possível utilizar produtos específicos para a região ou então um bom hidratante que tiver em casa. Passe bem nas cutículas, massageando suavemente e também nas unhas. Deixe agir conforme as instruções ou por pelo menos 10 minutos. Depois é só enxaguar.

4. Se desejar, remova o excesso de cutícula e peles

Com um alicate bem amolado, remova delicadamente o excesso de cutícula e peles. Tome muito cuidado para não se machucar e também não remover demais. Lembre-se que a função da cutícula é proteger as unhas e proporcionar crescimento saudável, então tire pouco. Se desejar, apenas empurre, pois elas já vão ter amolecido durante a hidratação.

+ Como amolar alicate de unha

5. Corte e lixe as unhas

Chegou a hora de cortar as unhas. Então se apenas uma unha sua quebrou e está menor que as outras, lamentamos dizer, mas é preciso cortar para harmonizar a aparência. Para facilitar, utilize uma superfície plana e uma toalha embaixo para conseguir descartar depois. Utilize um bom cortador de unha, bem amolado, para conseguir um resultado melhor. Depois, lixe delicadamente para corrigir a textura.

6. Comece a primeira camada do esmalte

Ainda na superfície planta com toalha, chegou a hora de começar a pintar as unhas. Agite o vidro de esmalte de uma lado para o outro para misturar bem o produto. Com o pincel, retire o excesso e comece a pintar. Comece de baixo para cima, em movimentos verticais. Evite sobrepôr camadas neste momento e não faça uma camada tão grossa.

7. Passe a segunda camada

Depois de esmaltar as duas mãos, comece a passar a segunda camada com a primeira já seca. Não é preciso secar completamente, mas é bom que não esteja muito molhada para não manchar. Repita o procedimento, como na primeira, mas com ainda mais atenção para não manchar e não sobrepôr, com movimentos firmes. Evite passar mais do que duas camadas de esmalte, pois tende a manchar, ficar irregular e também descascar mais rápido.

8. Finalize com base incolor

A base incolor ou top coat vai te ajudar com a durabilidade, já que evita que o esmalte descasque com facilidade. Além disso, há opções de cobertura com brilho extra ou foscas, tudo depende do resultado desejado. Essa etapa não é obrigatória, mas é o que garante unhas bem feitas como as de salão!

9. Remova o excesso das laterais

Há duas formas de remover o excesso das laterais. A mais tradicional é com palito de unhas, algodão e removedor de esmalte. Vá passando com firmeza nas laterais, retirando as partes indesejáveis. Outra forma é esperar o esmalte secar e tomar um banho morno ou quente, já que a água irá amolecer o excesso e vai ser possível retirar com a ajuda de uma toalha. Também é possível deixar as mãos por alguns minutos em água morna.

Essa última forma demora um pouco mais, mas se você não foi sair de casa e se sente insegura ao utilizar o palito, é mais efetiva e simples. Apenas se certifique de que o esmalte já está bem seco antes de realizar.

Mais dicas para a manicure perfeita

(Foto: Pexels)
  • Esmaltes muito claros, muito vibrantes ou neon tendem a manchar com facilidade. É possível melhorar a cobertura aplicando primeiro uma camada de esmalte branco;
  • Se deseja aumentar a durabilidade, os esmaltes com glitter duram bem mais que os comuns. Mas eles também são mais difíceis de retirar;
  • Não coloque muito algodão no palito ao limpar as bordas, isso diminui a chance de borrar;
  • Se vai à praia ou piscina, prefira os esmaltes mais escuros. Os mais claros podem manchar ou perder a cor em contato com o cloro ou água salgada;
  • Se o seu esmalte quase não dura, invista sempre em uma base ou top coat ao finalizar as camadas de esmalte. Veja como faz diferença!

Viu só como essas dicas podem fazer diferença? Agora você vai conseguir fazer suas unhas em casa com efeito de salão de beleza! Confira também como tirar unha postiça para continuar fazendo suas unhas sem sair de casa.

Dicas Delas

Notícias Recentes

74 frases de carnaval para postar durante a folia 2024

Confira ideias criativas de frases de Carnaval para compartilhar sua empolgação e suas experiências com…

2 meses atrás

Simpatia para ganhar dinheiro para atrair prosperidade

Fazer simpatia é um costume recorrente para quem acredita em usar as energias do universo…

11 meses atrás

Descubra o Top 100 de nomes de crianças mais registrados no Brasil

Dos nomes de crianças mais registrados e aos mais raros, veja quais estão em alta…

11 meses atrás

Sabonete de açafrão funciona para acabar com os pelos?

Veja se o sabonete de açafrão pode realmente funcionar e quais são os benefícios de…

11 meses atrás

A poderosa oração de São Jorge para dormir

Aprenda três opções de oração de São Jorge para dormir; invista no pedido por proteção…

11 meses atrás

Oração para momentos de desespero que traz paz

Descubra como a oração pode trazer paz e conforto em tempos difíceis com estas 7…

12 meses atrás

Este site utiliza Cookies