Babosa no rosto pode ajudar a clarear manchas e a hidratar

Os benefícios da planta, também conhecida como aloe vera, se encontram no gel presente dentro da folha

Quem disse que é preciso gastar muito com cosméticos para tratar a pele? Itens naturais podem ajudar no autocuidado. Uma das famosas “receitas da vovó” é a babosa no rosto. “É super hidratante, ajuda na acne, nas manchas, nas rugas. Ela desinflama, desintoxica”, disse a apresentadora Isabella Fiorentino, que lança mão da planta frequentemente.

Quais são os benefícios da babosa no rosto?

Babosa é o nome popular da aloe vera, também conhecida como babosa-verdadeira, aloe-de-barbados, aloe-de-curaçau, erva babosa ou caranguatá de jardim. Apresenta um gel dentro das folhas longas e pontiagudas, que pode ser aplicado no rosto.

Essa parte da planta é constituída principalmente de água e carboidratos complexos, ácidos e sais orgânicos, bem como enzimas, saponinas, polifenois, vitaminas e diversos minerais. Os possíveis resultados desse combo são efeitos hidratante, calmante, clareador, anti-inflamatório e cicatrizante.

Imagem mostra planta babosa

Pode passar babosa no rosto todos os dias?

A frequência depende do seu objetivo. A babosa pode ser aplicada apenas quando surgir alguma espinha, para secá-la mais rapidamente, por exemplo. Para hidratação, vale fazer uma máscara uma vez por semana ou usar um pouco do gel diariamente, enxaguando após cerca de 20 minutos. Também pode alternar com outros produtos para a pele, sempre seguindo orientação médica. Caso não vá usar todo o o produto extraído da casca, pode conservá-lo por cerca de sete dias na geladeira.

Como fazer um creme de babosa para o rosto?

Isabella Fiorentino ficou com a pele bem vermelha ao se expor ao sol, no começo deste mês, e revelou que seu segredo para reforçar a hidratação é a máscara de babosa. Em seu perfil do Instagram, ensinou a receita, rápida e fácil de fazer.

É preciso cortar um pedaço da planta, lavá-la, retirar a casca e lavá-la novamente. “Tem que retirar a aloina, um componente na casca da babosa que é irritativo”, acrescentou. A próxima etapa é amassar o “miolo” com o auxílio de um garfo. Misture “com mel (1 colher de chá) e óleo de abóbora, de coco, ou girassol (1 colher de chá). Deixa por 20 minutos no rosto, pescoço e colo”, recomendou.

A apresentadora do “Esquadrão da Moda“, do SBT, enfatizou que as receitas naturais não são milagrosas e, por isso, devem ser usadas várias vezes para melhores resultados. “Aconselho todo mundo a ter um pé de babosa em casa. É melhor uma misturinha dessa caseira mais barata, que às vezes é muito mais saudável e eficaz para o rosto também.”

Cuidados com a babosa

Mesmo sendo um produto natural, deve-se tomar cuidado ao utilizá-lo. Converse com seu dermatologista para garantir o uso correto e indicações para seu tipo de pele.

De maneira geral, evite a babosa em casos de alergias, queimaduras graves, feridas. Se notar qualquer alteração indesejada com o hábito da aplicação, como pele irritada e coceira, descontinue o uso imediatamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.